Vaticano: Papa pede reflexão ética sobre evolução da inteligência artificial

Francisco escreve mensagem a participantes do XVII Simpósio Intercristão, que decorre na Itália

Cidade do Vaticano, 28 ago 2024 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje à defesa da dignidade humana, perante a evolução da inteligência artificial, numa mensagem aos participantes do XVII Simpósio Intercristão, que decorre na Itália.

“As mudanças provocadas pela revolução informática, como, por exemplo, o desenvolvimento da inteligência artificial, e os incríveis desenvolvimentos das ciências, obrigam os homens e as mulheres de hoje a repensar a sua identidade, o seu papel no mundo e na sociedade, e a sua vocação para a transcendência”, indica Francisco.

O texto refere que “a especificidade do ser humano no conjunto da criação, a sua singularidade em relação aos outros animais, e mesmo a sua relação com as máquinas, são constantemente questionadas”.

“Além disso, a forma como os homens e as mulheres de hoje compreendem as experiências fundamentais da sua existência, como gerar, nascer e morrer, está a mudar estruturalmente”, acrescenta a mensagem, divulgada pelo Vaticano.

O Papa apela a uma “reflexão profunda, capaz de renovar o pensamento e as escolhas a serem feitas”.

O XVII Simpósio Intercristão, que decorre Instituto Franciscano de Espiritualidade do Antonianum, juntamente com o Departamento de Teologia da Faculdade Teológica Ortodoxa da Universidade “Aristoteles” de Tessalónica.

“É necessário reafirmar que cada ser humano tem uma dignidade, devida ao simples facto de existir, como entidade espiritual, criada por Deus”, escreve Francisco.

O Papa sublinha que, perante as atuais transformações, “não é possível reagir apenas com negação e com a crítica”, falando num desafio que diz respeito a “todos os cristãos, seja qual for a Igreja a que pertençam”, em defesa da dignidade humana.

“Defender esta dignidade contra ameaças muito reais como a pobreza, a guerra, a exploração e outras é um compromisso comum para todas as Igrejas trabalharem em conjunto”, conclui.

OC

Comunicações Sociais: Jornalistas, assessores de comunicação e investigadores analisam o tema «Jornalismo e Inteligência Artificial»

Partilhar:
Scroll to Top