Vaticano: Papa pede que famílias se preocupem com o Sacramento do Crisma para os seus filhos

Francisco apresentou catequese sobre a importância do Espírito Santo na vida cristã

Cidade do Vaticano, 29 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco pediu hoje que as famílias católicas se preocupem com a administração do Sacramento do Crisma aos seus filhos, para que estes possam completar a sua “iniciação cristã”.

“Pensemos um pouco, cada um de nós: temos verdadeiramente a preocupação de que as nossas crianças, os nossos jovens, recebam o Crisma? É importante, isto, é importante”, disse, na audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro, Vaticano.

Francisco dirigiu-se diretamente aos que têm na sua família crianças ou jovens que ainda não receberam este sacramento: “Fazei todos os possíveis para que eles possam levar até ao fim a iniciação cristã e recebam a força do Espírito Santo”.

A catequese, perante dezenas de milhares de pessoas, continuou a abordar o Sacramento da Confirmação, apresentado como continuação do Batismo.

“É importante ter a peito que as nossas crianças, os nosso jovens, recebam este sacramento. Todos temos o cuidado de que sejam batizados, e isso é bom, mas talvez não tenhamos tanto cuidado de que recebam o Crisma”, advertiu.

Segundo o Papa, sem esta continuidade os jovens “ficarão a meio caminho e não receberão o Espírito Santo, que é tão importante na vida cristão, porque dá a força para avançar”.

“Quando o acolhemos [Espírito Santo] no nosso coração, o próprio Cristo se faz presente e toma forma na nossa vida: é Ele quem reza, perdoa, infunde esperança, serve os irmãos mais necessitados, cria comunhão e semeia a paz na nossa vida”, declarou.

Francisco destacou a importância de uma “boa preparação” dos crismandos para que estes assumam uma “adesão pessoal à fé em Cristo” e um “sentido de pertença à Igreja”.

A catequese precisou o significado do “Crisma” como “unção” que leva o cristão a imitar “Jesus Cristo, o único e verdadeiro ungido”.

“A Confirmação, como todo Sacramento, não é obra dos homens, mas de Deus, que cuida da nossa vida, de modo a plasmar-nos à imagem do seu Filho, tornando-nos capazes de amar como Ele amou”, disse.

O Papa cumprimentou os peregrinos de língua portuguesa, a quem deixou um pedido: “Lembrai-vos de agradecer o Senhor pelo dom do sacramento da Crisma, pedindo-lhe que vos ajude a viverdes sempre come verdadeiros cristãos, para confessar por todo o lado o nome de Cristo”.

Francisco adiantou também que vai dedicar suas próximas catequeses, depois dos Sacramentos, aos sete dons do Espírito Santo.

OC

[[v,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top