Vaticano: Papa pede que despesas militares sejam usadas para assegurar recursos hídricos

Francisco deixa mensagem no Dia Mundial da Água

 

Cidade do Vaticano, 22 mar 2024 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje o Dia Mundial da Água, pedindo que os montantes gastos em despesas militares sejam usados para assegurar recursos hídricos a toda a humanidade.

“Hoje, desviam-se para o comércio de armas enormes recursos financeiros e tecnologias inovadoras, que poderiam ser utilizados para fazer da água uma fonte de vida e de progresso para todos”, escreve, na sua conta da rede social X, antigo Twitter.

“Nunca foi tão urgente investir no diálogo e na paz”, acrescenta o texto.

Na exortação ‘Laudate Deum’, de outubro de 2023, o Papa falava em danos “irreversíveis”, pelo menos durante centenas de anos, da crise climática, apontando ao “aumento da temperatura global dos oceanos, a acidificação e a redução do oxigénio”.

Em março de 2020, a Santa Sé lançou o documento ‘Aqua fons vitae’ (Água, fonte de vida), no qual desafia as paróquias de todo o mundo a abandonar o uso de garrafas de plástico e a investir em sistemas amigos do ambiente.

“Em todas as paróquias, mosteiros, escolas, cantinas, oratórios e centros de saúde, a Igreja deve garantir o acesso à água potável e ao saneamento com sistemas que sejam amigos do ambiente, eficientes e compatíveis com as necessidades específicas dos utilizadores”, pode ler-se.

A encíclica ecológica ‘Laudato Si’ (2015) dedica um ponto específico à “questão da água”, no qual o Papa recorda que “a pobreza da água pública” se verifica especialmente na África, onde “grandes sectores da população não têm acesso a água potável segura”.

“Um problema particularmente sério é o da qualidade da água disponível para os pobres, que diariamente ceifa muitas vidas”, alerta Francisco.

A encíclica manifestava a oposição da Igreja à “tendência para se privatizar” a gestão da água, como se esta fosse uma “mercadoria sujeita às leis do mercado”.

“Na realidade, o acesso à água potável e segura é um direito humano essencial, fundamental e universal, porque determina a sobrevivência das pessoas e, portanto, é condição para o exercício dos outros direitos humanos”, escreve.

OC

Dia Mundial da Água: Acesso a recursos hídricos é «inquestionável» para uma «maior coesão social» – Fundação Fé e Cooperação

Partilhar:
Scroll to Top