Francisco dedica catequese à santidade da Igreja
Cidade do Vaticano, 02 out 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou hoje no Vaticano que a Igreja Católica, “que é santa”, deve ter as portas abertas aos que estão “mais longe”, sem “recusar” a presença dos “pecadores”.
“O Senhor quer que façamos parte de uma Igreja que sabe abrir os braços para acolher todos, que não é a casa de poucos, mas a casa de todos, onde todos possam ser renovados, transformados, santificados pelo seu amor, os mais fortes e os mais fracos, os pecadores, os indiferentes, os que se sentem desencorajados e perdidos”, disse, na catequese da audiência pública semanal, que reuniu dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro.
Dirigindo-se aos peregrinos de vários países, o Papa afirmou que não se pode cair na “heresia” de querer uma Igreja feita somente de “puros”, porque a Igreja “não rejeita os pecadores.
“Quando tiveres a força de dizer ‘quero voltar a casa’, encontrarás as portas abertas, Deus virá ao teu encontro porque espera sempre por ti, vai abraçar-te, beijar-te e fazer festa”, referiu.
Francisco pediu um discurso centrado na “misericórdia, na ternura e no perdão do Pai” e questionou se os membros da Igreja estão atentos e rezam uns pelos outros.
A intervenção partiu da afirmação de que a Igreja é “santa”, como os católicos professam no Credo, frisando que a mesma é composta de “homens pecadores” e teve “momentos de escuridão” ao longo da sua história.
“A Igreja é santa porque vem de Deus, que é santo, é fiel, e não a abandona ao poder da morte e do mal”, disse.
“Não é santa pelos nossos méritos, mas porque Deus a torna santa”, acrescentou.
A intervenção deixou um apelo à santidade de todos, frisando que esta “não consiste em fazer coisas extraordinárias”, mas em “deixar Deus atuar” na vida de cada um, com o seu Espírito, que leva a “viver na caridade”.
Francisco deixou a tradicional saudação aos peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente os da Diocese de Viseu:” Faço votos de que esta romaria possa reforçar em vós a fé em Jesus Cristo, que chama a todos os homens e mulheres a fazerem parte da Sua Igreja Santa. Regressai aos vossos lares com a certeza de que a misericórdia de Deus é mais forte que qualquer pecado”.
OC