Naufrágio de um ferry na quarta-feira fez pelo menos 28 mortos, sendo que há ainda 268 pessoas desaparecidas, quase todas jovens estudantes
Cidade do Vaticano, 19 abr 2014 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje aos católicos para terem presentes nas suas orações as vítimas do desastre marítimo na Coreia do Sul, que poderá ter causado a morte a quase 300 pessoas, a maior parte jovens estudantes.
“Por favor, juntem-se a mim em oração pelas vítimas do desastre de ferry na Coreia e pelas suas famílias”, exortou Francisco neste Sábado Santo, através da sua conta na rede social Twitter.
O ferry “Sewol” naufragou na última quarta-feira com 475 pessoas a bordo, 352 das quais estudantes de um liceu de Seul, com idades entre os 16 e os 17 anos, que iam realizar uma visita de estudo à Ilha de Jeju.
De acordo com o último balanço oficial das autoridades, até agora foram encontradas 28 vítimas mortais mas ainda continuam desaparecidas 268 pessoas.
Quanto às causas do desastre, embora ainda nada esteja definitivamente confirmado, as informações recolhidas pelos investigadores indicam que o ferry estava a navegar em excesso de velocidade, numa zona povoada por muitas ilhas, próximas umas das outras.
Para não colidir com um desses obstáculos, a tripulação terá tentado travar bruscamente, provocando assim o acidente.
O capitão do ferry e mais dois membros da tripulação já receberam ordem de prisão, acusados de negligência e de não terem colocado em marcha as medidas mais adequadas para garantirem a segurança dos passageiros.
Muitos dos familiares das pessoas ainda desaparecidas permanecem há vários dias acampados num ginásio, na cidade portuária de Jindo, perto do local onde ocorreu o desastre.
O Papa Francisco vai visitar a Coreia do Sul entre 14 e 18 de agosto, no âmbito do Dia da Juventude na Ásia e da beatificação de 124 mártires sul-coreanos.
JCP