Vaticano: Papa pede mais atenção para formação de religiosas, religiosos e seminaristas (c/vídeo)

Intenção de oração de maio divulgada através das plataformas digitais

Cidade do Vaticano, 30 abr 2024 (Ecclesia) – O Papa vai dedicar a sua intenção de oração do mês de maio à formação de religiosas, religiosos e seminaristas, destacando a importância da dimensão humana.

“Rezemos para que os religiosos, as religiosas e os seminaristas cresçam em seu caminho vocacional através de uma formação humana, pastoral, espiritual e comunitária, que os leve a serem testemunhas credíveis do Evangelho”, refere Francisco, numa intervenção em vídeo divulgada hoje pela Rede Mundial de Oração do Papa.

Na mensagem mensal, o Papa sublinha que cada vocação é um “diamante em bruto” que deve ser “polido, trabalhado, que deve ser moldado em todas as suas faces”.

“Um bom sacerdote, uma religiosa, deve antes de tudo ser um homem, uma mulher formados, trabalhados pela graça do Senhor. Pessoas conscientes dos seus limites e dispostas a levar uma vida de oração, de dedicação ao testemunho do Evangelho”, sustenta.

Francisco apela a uma formação “integral”, a partir das fases iniciais do percurso de preparação para o sacerdócio ou a vida consagrada, considerando “fundamental” o “contacto direto com a vida das outras pessoas”.

A formação não termina num determinado momento, mas continua ao longo de toda a vida, ao longo dos anos integrando a pessoa, intelectualmente, humanamente, afetivamente, espiritualmente. E ainda mais, a sua preparação para viver em comunidade, é muito enriquecedora a vida em comunidade, embora às vezes possa ser difícil, porque não é o mesmo viver juntos que viver em comunidade”.

A mensagem em vídeo foi realizada com a colaboração da Arquidiocese de Los Angeles (EUA) e com o apoio da Hallow, uma aplicação de oração nascida nos Estados Unidos.

“Estamos gratos por apoiar o Papa Francisco, convidando pessoas de todo o mundo a rezar pelos seminaristas e as religiosas enquanto procuram discernir o belo plano de Deus para as suas vidas”, disse D. José H. Gómez, arcebispo de Los Angeles, em nota enviada à Agência ECCLESIA.

O padre Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, comenta a proposta feita para o mês de maio.

“É positivo que Francisco nos lembre, uma vez mais e à luz da ‘Veritatis gaudium’, a importância de uma formação integral dos jovens que fazem o seu caminho na vida religiosa ou como seminaristas”, observa o religioso jesuíta.

Sobre O Vídeo do Papa

O ‘Vídeo do Papa’ é uma iniciativa oficial de alcance global que visa divulgar as intenções de oração mensais de Francisco, desenvolvida pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração).

Desde 2016, teve mais de 210 milhões de visualizações em todas as redes sociais do Vaticano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top