Vaticano: Papa pede Igreja com discurso do «sim»

Francisco deixou críticas a «puritanos»

Cidade do Vaticano, 02 mai 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco apelou hoje no Vaticano à construção de comunidades católicas marcadas por um discurso do “sim”, sem falsos puritanismos e de portas abertas.

“Peçamos ao Senhor que o Espírito Santo nos assista sempre para nos tornarmos comunidade de amor, de amor a Jesus que nos amou tanto, comunidade de ‘sim’, que cumpre os mandamentos, comunidade de portas abertas”, disse, na homilia da missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.

A intervenção, registada pela Rádio Vaticano, deixou críticas aos “puritanos” que cedem à “tentação” de criar uma “comunidade do ‘não’”.

Neste sentido, o Papa recordou que na primeira comunidade cristã, em Jerusalém, havia “muitas opiniões” sobre o acolhimento dos que não eram judeus na Igreja e alguns diziam “não”.

“Havia uma Igreja do ‘não, não se pode, não, não, deve-se, deve-se’ e uma Igreja do ‘sim’: pensemos, abramo-nos, é o Espírito que nos abre a porta”, referiu.

Francisco realçou que quando a Igreja se fecha a este Espírito “começam as divisões, as seitas, todas essas coisas”.

“Quando o serviço do Senhor se torna um jugo muito pesado, as portas das comunidades cristãs ficam fechadas: ninguém quer vir ter com o Senhor. Nós, pelo contrário, acreditamos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus”, observou.

A missa contou com a participação de um grupo de profissionais dos Museus do Vaticano.

RV/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top