Confrontos entre paramilitares e Forças Armadas provocaram dezenas de mortes
Cidade do Vaticano, 16 abr 2023 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje ao fim da violência no Sudão, onde este sábado se verificaram confrontos entre paramilitares e Forças Armadas, provocando dezenas de mortes.
“Sigo com preocupação os eventos que se estão a verificar no Sudão. Estou próximo do povo sudanês, tão provado. Convido a rezar para que se deponham as armas e prevaleça o diálogo, para que se retome, em conjunto, o caminho da paz e da concórdia”, disse, após a recitação da oração do ‘Regina Coeli’, no Vaticano.
Segundo um balanço divulgado hoje pelo Sindicato dos Médicos do Sudão, os confrontos de sábado causaram a morte de 56 civis.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou a violência entre os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (RSF) e as Forças Armadas no Sudão, apelando ao fim imediato das hostilidades.
O responsável português alertou, em comunicado, que qualquer “nova escalada nos combates terá um impacto devastador sobre os civis e agravará ainda mais a já precária situação humanitária no país”.
OC