Audiência aos participantes na Assembleia Plenária da Congregação para o Clero
Cidade do Vaticano, 01 jun 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje os participantes na Assembleia Plenária da Congregação para o Clero (Santa Sé) e pediu aos bispos que acompanhem de perto os padres mais jovens.
“Como é importante que os jovens padres encontrem párocos e bispos que os encorajem e não apenas que os esperam porque há necessidade de mudar e de preencher lugares vazios”, disse, numa intervenção perante cerca de cem participantes de vários países, incluindo Portugal.
O Papa falou do “grande dom” do ministério ordenado que representa uma exigência especial para os que seguem esse caminho.
“O coração de um jovem padre vive entre o entusiasmo dos primeiros projetos e a ânsia dos cansaços apostólicos, nos quais emerge um certo temor, que é sinal de sabedoria”, assinalou.
Francisco apelou ao apoio de todos para que os novos membros do clero não “paralisem” perante as primeiras dificuldades.
“Eis o que gostaria de dizer aos sacerdotes jovens: sois escolhidos, sois queridos aos olhos do Senhor”, declarou.
O Papa deixou depois uma advertência sobre a necessidade de verificar a autenticidade das vocações sacerdotais e de nunca deixar sós os padres.
“Se tu, bispo, sabes que na lista de chamadas que o teu secretário ou a tua secretária te deixou está um padre que te ligou, e tens a agenda cheia, nesse mesmo dia ou no dia seguinte – não mais – liga-lhe de volta, vê o que se passa, avaliem em conjunto, se é urgente ou não”, sublinhou.
Francisco deixou depois três recomendações a todos os sacerdotes: “reza sem parar”, “caminhar sempre” e “partilhar com o coração”.
OC