Vaticano: Papa passou «noite tranquila» e iniciou 13.º dia de internamento

Francisco mantém «prognóstico reservado», recebendo manifestações de afeto e oração

Foto: Lusa/EPA

Roma, 26 fev 2025 (Ecclesia) – O Vaticano informou hoje que o Papa “passou uma noite tranquila e está a descansar”, numa breve nota enviada aos jornalistas.

Francisco está internado desde 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios que se agravaram com nova crise asmática no último sábado, permanecendo com prognóstico reservado.

Segundo o portal de notícias do Vaticano, o pontífice continua os tratamentos, numa poltrona, recebendo oxigénio; os resultados da TAC pulmonar efetuada esta terça-feira “poderão ser divulgados ao fim da tarde”.

A 18 de fevereiro, o Papa foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral, na sequência de uma infeção polimicrobiana, provocada por vírus, fungos e bactérias.

Foto: Vatican Media

A Praça de São Pedro acolheu na noite de terça-feira o segundo encontro de oração pela saúde de Francisco, com a recitação do terço presidida pelo cardeal Tagle, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização.

A cerimónia reuniu centenas de pessoas, entre famílias, jovens, religiosos, sacerdotes, prelados e cardeais.

Após o canto gregoriano do ‘Oremus pro Pontifice’, antiga oração pelo Papa, o cardeal Luis Antonio Tagle rezou para que Deus acompanhe Francisco, “lhe dê vida e saúde, o faça feliz na terra e o preserve de todo o mal”, após deixar votos de que possa “experimentar a proximidade da comunidade cristã”.

O quarto internamento do atual pontífice no 10.º andar do Hospital Universitário Agostino Gemelli aconteceu na sequência da “exacerbação da bronquite” que o vinha a afetar, segundo nota oficial do Vaticano.

Este é já o internamento mais longo de Francisco, que em duas das três ocasiões anteriores esteve no Gemelli durante 10 dias – em julho de 2021 e junho de 2023.

Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina; na sua juventude, foi operado a um pulmão, parcialmente retirado.

A 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, escolhendo o inédito nome de Francisco; é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja Católica e também o primeiro pontífice sul-americano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top