Francisco agradece mensagens de «proximidade e afeto» que chegaram nas últimas horas
Cidade do Vaticano, 08 jun 2023 (Ecclesia) – O Papa passou uma noite “tranquila”, no Hospital Gemelli, Roma, onde esta quarta-feira foi submetido a uma cirurgia, informou o Vaticano.
“A equipa médica que acompanha o pós-operatório do pontífice informa que o Papa Francisco teve uma noite tranquila, conseguindo descansar de forma prolongada; está em boas condições gerais, acordado e respira espontaneamente”, refere uma nota enviada aos jornalistas pelo diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
Os exames de rotina tiveram “bons” resultados e, durante o dia, Francisco “observará o necessário descanso pós-operatório”.
O Papa foi “informado das mensagens de proximidade e afeto que chegaram nas últimas horas e expressa a sua gratidão, pedindo, ao mesmo tempo, que continuem a rezar por ele”, conclui o comunicado.
Francisco foi operado na tarde de quarta-feira a uma hérnia abdominal, numa intervenção que durou três horas e decorreu “sem complicações”.
O Vaticano tem reforçado a atualização de informações sobre a saúde do Papa, em comparação com internamentos anteriores, com recurso às redes sociais e a conferências de imprensa, como a que decorreu ontem com o cirurgião italiano Sergio Alfieri, responsável pelas duas operações a Francisco, no Gemelli (julho de 2021 e da última quarta-feira).
O especialista sublinhou que o Papa “está acordado e consciente”, falando numa patologia “benigna” e descartando quaisquer outras complicações.
“Há agora o pós-operatório, mas depois da alta não deixará qualquer marca ou preocupação”, apontou.
Matteo Bruni precisou que, como “medida preventiva”, todas as audiências do Papa estão suspensas até 18 de junho.
“Tudo o que estava previsto, depois disso, mantém-se de pé, neste momento”, acrescentou o porta-voz do Vaticano.
Francisco tem viagens marcadas a Portugal, por ocasião da JMJ Lisboa 2023, e à Mongólia, em agosto, bem como à cidade francesa de Marselha, em França.
A evolução da situação está a ser acompanhada por várias equipas de jornalistas, à porta do Gemelli, com lentes apontados para o 10.º andar do Hospital Universitário, onde há um quarto preparado para receber o Papa, desde o pontificado de São João Paulo II.
O Vaticano dá conta de “numerosas mensagens” a desejar a recuperação de Francisco, desde presidentes e Conferências Episcopais aos doentes do Hospital Infantil Hospital ‘Bambino Gesù’, de Roma, que fizeram desenhos para o Papa.
A 4 de julho de 2021, no Hospital Gemelli, Francisco foi submetido a uma primeira intervenção, por causa de uma “estenose diverticular sintomática do cólon”, tendo permanecido internado durante dez dias.
No último dia 29 de março, o Papa foi internado, também no Gemelli, por causa de uma infeção respiratória, de onde saiu a 1 de abril.
OC
Notícia atualizada às 11h45
Vaticano: Operação do Papa durou três horas e decorreu sem complicações