Francisco recorda soldados «gravemente feridos e doentes»
Cidade do Vaticano, 12 mai 2024 (Ecclesia) – O Papa ofereceu hoje a mediação da Santa Sé para uma “troca geral” de prisioneiros entre a Ucrânia e a Rússia, reforçando os apelos dos últimos meses, nesse sentido.
“Ao celebramos a Ascensão do Senhor ressuscitado, que nos torna livres e nos quer livres, renovo o meu apelo em favor de uma troca geral de todos os prisioneiros, entre a Rússia e a Ucrânia”, disse, após a recitação do ‘Regina Coeli’, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.
Francisco manifestou a “disponibilidade da Santa Sé para favorecer qualquer esforço” que leve a essa troca, recordando em particular os soldados que estão “gravemente feridos e doentes”.
“Continuemos a rezar pela paz, na Ucrânia, na Palestina, Israel, Myanmar. Rezemos pela paz”, pediu, desde a janela do apartamento pontifício.
Na sua mensagem pascal, a 31 de março, o Papa tinha apelado publicamente a uma troca de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia, questão em que a diplomacia da Santa Sé se tem empenhado.
“Espero que haja uma troca geral de todos os prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia: todos por todos”, declarou, sob um aplauso da multidão.
Já no ‘Regina Coeli’ de 17 de abril, Francisco rezou para que Deus possa inspirar, nos responsáveis políticos, “a vontade para os libertar a todos”.
OC