Vaticano: Papa nomeia religiosa como secretária do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada

Tiziana Merletti une-se à equipa liderada pela irmã Simona Brambilla

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 22 mai 2025 (Ecclesia) – Leão XIV nomeou hoje a irmã Tiziana Merletti, antiga superiora geral das Irmãs Franciscanas dos Pobres, como secretária do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, anunciou o Vaticano.

A religiosa italiana, nascida a 30 de setembro de 1959, é formada em Direito e Direito Canónico, sendo docente da Universidade Pontifícia Antonianum.

A 6 de janeiro de 2025, o Papa Francisco tinha nomeado a irmã Simona Brambilla, das Missionárias da Consolata, como nova prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, que se tornou assim a primeira mulher a exercer um cargo deste nível, na Cúria Romana.

Já a 9 de maio, Leão XIV reconduziu nos respetivos cargos todos os membros da Cúria Romana, de forma provisória.

Os responsáveis dos diferentes organismos da Cúria Romana tinham colocado os seus lugares à disposição no início da Sé Vacante, com a morte de Francisco, a 21 de abril, segundo as normas em vigor.

A 19 de março de 2022, o anterior Papa promulgou a nova constituição para a Cúria Romana, os serviços centrais de governo da Igreja Católica, depois de uma reforma interna com a ajuda de um inédito conselho consultivo de cardeais, representando os cinco continentes.

A constituição apostólica ‘Praedicate evangelium’ (Pregai o Evangelho) propõe uma Cúria mais atenta à vida da Igreja Católica no mundo e à sociedade, rejeitando uma atenção exclusiva à gestão interna dos assuntos do Vaticano.

Uma das novidades é o fim da distinção entre Congregações e Conselhos Pontifícios, passando os vários “ministérios” da Santa Sé a assumir a denominação de Dicastérios.

Francisco determinou que os leigos possam assumir funções de governo da Cúria Romana, por decisão pontifícia: o Dicastério para a Comunicação tem como prefeito o jornalista italiano Paolo Ruffini.

Já a 1 de março deste ano, a irmã Raffaella Petrini tomou posse como presidente da Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governatorato do Estado, sendo a primeira mulher a exercer estas funções, tradicionalmente confiadas a um cardeal.

OC

Partilhar:
Scroll to Top