Cidade do Vaticano, 15 jan 2019 (Ecclesia) – O Papa nomeou a reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, como membro do Conselho Científico da AVEPRO – Agência da Santa Sé para a Avaliação e a Promoção da Qualidade das Universidades e Faculdades Eclesiásticas.
A nomeação foi divulgada hoje em comunicado pela sala de imprensa da Santa Sé.
A reitora da UCP é, desde julho de 2018, presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), sendo a primeira mulher a assumir o cargo.
No seu discurso após a eleição, Isabel Capeloa Gil falou numa “grande honra” e assumiu como objetivos “modernizar” a associação e trabalhar com “transparência”.
A FIUC é a mais antiga associação de universidades do mundo, fundada em 1924 e reconhecida pela Santa Sé em 1949, reunindo cerca de 200 instituições académicas.
Isabel Maria de Oliveira Capeloa Gil nasceu a 22 de julho de 1965 em Mira, Coimbra; tem doutoramento em Língua e Cultura Alemãs na Faculdade de Ciências Humanas da UCP, da qual foi diretora desde 2005 e 2012; professora catedrática da Faculdade de Ciências Humanas, tomou posse como reitora da Universidade Católica Portuguesa em outubro de 2016.
OC