Vaticano: Papa nomeia presidente da Autoridade de Informação Financeira

Cidade do Vaticano, 19 Jan (Ecclesia) – Bento XVI nomeou hoje o presidente e o conselho directivo da Autoridade de Informação Financeira (AIF) do Vaticano, destinada a prevenir actividades ilegais no pequeno Estado.

A presidência da AIF foi confiada ao cardeal Attilio Nicora, presidente da administração do património da Santa Sé.

Claudio Bianchi, Marcello Condemi, Giuseppe Dalla Torre e Cesare Testa são os membros do Conselho Directivo desta entidade, surgida após a publicação da Lei relativa à prevenção e ao contraste da lavagem de capitais provenientes de actividades criminosas e ao financiamento do terrorismo, como Instituição ligada à Santa Sé.

O cardeal Nicora foi um dos homens escolhidos pelo Vaticano para negociar o acordo que modificou a Concordata com a Itália, sendo, desde 2002, presidente da administração do património da Santa Sé.

Os outros especialistas nomeados são professores e autores sobre direito fiscal, bancário e financeiro, para além de direito público e canónico.

A legislação sobre lavagem de dinheiro entra em vigor no dia 1 de Abril de 2011 e abre as portas para a entrada do Vaticano na chamada “lista branca” da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), que inclui os Estados que respeitam as normas contra branqueamento de capitais.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR