D. Giovanni Gaspari era o representante do Papa em Angola e São Tomé e Príncipe
Cidade do Vaticano, 02 mar 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco nomeou hoje o arcebispo D. Giovanni Gaspari como núncio apostólico (representante diplomático da Santa Sé) na Coreia do Sul e Mongólia.
“O Santo Padre nomeou como Núncio Apostólico na Coreia e na Mongólia Sua Excelência Reverendíssima Monsenhor Giovanni Gaspari, Arcebispo Titular de Alba Marítima, até agora Núncio Apostólico em Angola e em São Tomé e Príncipe”, comunica a Sala de Imprensa da Santa Sé.
Natural da região italiana de Abruzzo, o arcebispo, de 60 anos, sucede a D. Xuereb, nomeado como núncio apostólico em Marrocos, em dezembro de 2023.
D. Gaspari exerce o ministério sacerdotal desde 1987, realizou formação em Direito Canónico e obteve licença em Teologia Moral.
De acordo com o portal Vatican News, entrou para o Serviço Diplomático da Santa Sé em 2001, cumprindo, posteriormente, missões nas representações papais no Irão, Albânia, México e Lituânia, que foram seguidas de um período de trabalho na Secretaria de Estado, na seção para as Relações com os Estados.
O papel como núncio apostólico em Angola e São Tomé e Príncipe surge em setembro de 2020, o que o elevou à qualidade de arcebispo; a consagração episcopal de D. Giovanni Gaspari aconteceu a 17 de outubro de 2020, na Basília de São Pedro, no Vaticano.
LJ