Portugal: Papa nomeia cardeal Tolentino Mendonça como enviado especial ao V Congresso Eucarístico Nacional

Conferência Episcopal recebeu «com imensa alegria esta nomeação para tão relevante acontecimento na vida da Igreja em Portugal», que vai decorrer em Braga, entre os dias 31 de maio e 2 de junho

Cidade do Vaticano, 06 abr 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco nomeou hoje o cardeal português José Tolentino Mendonça como “enviado especial” ao V Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que decorre em Braga, de 31 de maio a 2 de junho.

De acordo com um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, do Vaticano, vai ser o delegado pontifício no V CEN que tem por tema “Partilhar o Pão, alimentar a Esperança – Reconheceram-nO ao partir o pão”.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a  Conferência Episcopal Portuguesa afirma que “recebeu com imensa alegria esta nomeação para tão relevante acontecimento na vida da Igreja em Portugal”, como oportunidade de “consolidar a arte de bem celebrar”.

“Este grande encontro eclesial pretende que nos voltemos para o essencial, para a fonte e o vértice da ação da Igreja, que é a Eucaristia. Juntos, vamos consolidar a arte de bem celebrar, o silêncio, a escuta, o canto, a adoração e o maravilhamento da Eucaristia na sua nobre simplicidade e beleza”, pode ler-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

D. José Tolentino Mendonça nasceu em Machico (Diocese do Funchal) em 1965 e foi ordenado padre em 1990 e bispo a 28 de julho de 2018; é doutorado em Teologia Bíblica, tendo desempenhado, entre outras funções, os cargos de reitor do Colégio Pontifício Português, em Roma, de diretor da Faculdade de Teologia da UCP e diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Em 2015, o biblista, investigador, poeta e ensaísta foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’lago da Espada por Aníbal Cavaco Silva, na altura presidente da República.

Mais tarde, foi criado cardeal pelo Papa Francisco, a 5 de outubro de 2019.

Foto Arlindo Homem/AE

Em dezembro de 2019, D. José Tolentino Mendonça tornou-se a sétima personalidade a receber a Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira, numa cerimónia que decorreu na Assembleia Regional.

Já em junho de 2020, o cardeal D. José Tolentino Mendonça venceu o prémio Europeu Helena Vaz da Silva, que promove a divulgação do património cultural, da responsabilidade do Centro Nacional de Cultural, em parceria com a ‘Europa Nostra’.

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, escolheu-o como presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2020.

O Papa Francisco nomeou o cardeal como prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, em setembro de 2022, que o fez deixar o cargo de Bibliotecário e Arquivista da Santa Sé, que assumiu em 2018.

Também em 2022, D. José Tolentino Mendonça venceu a primeira edição do Prémio Ilídio Pinho, atribuído pela Fundação Ilídio Pinho.

Em dezembro do ano passado, o cardeal D. José Tolentino Mendonça sagrou-se vencedor do prémio Pessoa 2023, no valor de 60 mil euros, uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos, que tem por objetivo “reconhecer a atividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país”.

LJ

O programa de três dias do V Congresso Eucarístico Nacional começa com a conferência inaugural do presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais, Padre Corrado Maggioni, que refletirá sobre “Partilhar o pão: Eucaristia e fraternidade”.

Na tarde do dia 31 de maio realiza-se um painel com diversos testemunhos de movimentos eucarísticos: Apostolado da Oração, Confraria do Santíssimo Sacramento e Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

A segunda conferência do primeiro dia de trabalhos começa às 17h00 e será proferida pela irmã Luísa Almendra, com o tema “Reconheceram-n’O ao partir o Pão (Lc 24, 35)”.

No segundo dia do Congresso, 01 de junho, haverá uma terceira conferência, da parte da manhã, intitulada “Alimentar a Esperança” e que será proferida pelo padre Carlos Carneiro.

A partir das 15h00 realizam-se sete workshops sobre temas variados: Hospitalidade; Jovens (JMJ e Eucaristia); Família; Pobres; Ecologia; Espiritualidade eucarística; e Confrarias do Santíssimo Sacramento.

No último dia, 02 de junho, a partir das 07h00, os participantes são convidados a fazerem-se peregrinos e a partirem a pé até ao Sameiro onde decorrerá a Eucaristia de encerramento do V Congresso Eucarístico Nacional.

Notícia atualizada às 14h26

Igreja/Portugal: D. José Cordeiro fala em «grande momento da Igreja em Portugal» com a realização de Congresso Eucarístico Nacional

Igreja/Portugal: Dimensão cultual da Eucaristia «não prescinde da questão social e pastoral» – Isabel Alçada Cardoso

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR