Vaticano: Papa mantém prognóstico reservado, sem novos episódios de insuficiência respiratória (atualizada)

Francisco dormiu com ventilação mecânica não invasiva e «descansou bem»

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 05 mar 2025 (Ecclesia) – O Papa “descansou bem durante a noite, acordando pouco depois das 08h00”, informou hoje o Vaticano, iniciando assim o seu 20.º dia de internamento no Hospital Gemelli.

Francsico dormiu com “ventilação mecânica não-invasiva”, após um dia em que o seu estado clínico se manteve “estável” e sem novos “episódios de insuficiência respiratória ou broncoespasmo”.

O Papa continuou a “terapia respiratória e fisioterapia” esta manhã e, “como planeado, passou da ventilação mecânica não-invasiva durante a noite para a oxigenação de alto débito com cânulas nasais”, adiantou o portal de notícias do Vaticano.

Segundo nota divulgada na tarde de terça-feira, Francisco está “sem febre, sempre alerta, colaborante na terapêutica e orientado”, depois de dois episódios de “insuficiência respiratória aguda”,  no dia anterior.

“O prognóstico mantém-se reservado”, referia o último boletim diário com informações clínicas.

Francisco, internado desde 14 de fevereiro no Hospital Gemelli devido a problemas respiratórios, vai falhar a tradicional celebração desta Quarta-feira de Cinzas no bairro do Aventino, em Roma.

A cerimónia vai ser presidida pelo cardeal Angelo De Donatis, penitenciário-mor e delegado de Francisco, anunciou o Vaticano.

As celebrações começam às 16h30 (menos uma em Lisboa), na igreja de Santo Anselmo, com um momento de oração, seguido da procissão penitencial rumo à Basílica de Santa Sabina, sob a presidência do cardeal Piacenza, acompanhada por cardeais e bispos, os monges beneditinos de Santo Anselmo e os padres dominicanos de Santa Sabina.

A procissão conta com a presença de cardeais, arcebispos, bispos, os monges beneditinos de Santo Anselmo e os padres dominicanos de Santa Sabina.

No final da procissão, na Basílica de Santa Sabina, é celebrada a Missa com o rito da bênção e imposição das cinzas.

O quarto e mais longo internamento do atual pontífice, no 10.º andar do Gemelli, aconteceu na sequência da “exacerbação da bronquite” que o vinha a afetar há vários dias.

Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina; na sua juventude, foi operado a um pulmão, parcialmente retirado.

A 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, escolhendo o inédito nome de Francisco; é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja Católica e também o primeiro pontífice sul-americano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top