Francisco invocou para o povo sueco «dons de unidade e paz de Deus todo-poderoso»
![](https://agencia.ecclesia.pt/portal/wp-content/uploads/2025/01/ataque-escola-Suecia-lusa-1024x683.jpg)
Cidade do Vaticano, 05 fev 2025 (Ecclesia) – O Papa Francisco expressou pesar pelas vítimas do ataque a escola para adultos em Örebro, na Suécia, esta terça-feira, por um homem de 35 anos, e partilhou votos de recuperação dos feridos, num telegrama enviado ao primeiro-ministro sueco.
“O Papa Francisco ficou profundamente triste ao saber do tiroteio fatal em Örebro, e envia a garantia da sua proximidade espiritual a todos os afetados por este incidente traumático”, lê-se no telegrama do Papa, assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, publicado na sala de imprensa da Santa Sé.
Um homem de 35 anos atacou uma escola para adultos em Örebro, a cerca de 200 quilómetros da capital sueca Estocolmo, na tarde desta terça-feira, dia 4 de fevereiro; no tiroteio morreram 11 pessoas, mais o autor do ataque, e 15 ficaram feridas.
O Papa Francisco, no telegrama enviado ao primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, “oferece orações pelo repouso das almas dos mortos, pela consolação dos seus familiares e amigos enlutados”, e pela rápida recuperação dos feridos.
“Neste momento difícil para a nação, Sua Santidade invoca sobre o povo sueco os dons de unidade e paz de Deus todo-poderoso”, acrescenta o secretário de Estado do Vaticano, em nome do Papa.
O primeiro-ministro sueco referiu-se a um “terrível ato de violência”, um dia “muito doloroso para toda a Suécia”.
“Os meus pensamentos estão com aqueles cujo dia normal de escola foi substituído pelo horror. Estar fechado numa sala de aula, temendo pela própria vida, é um pesadelo que ninguém deveria ter de viver”, acrescentou Ulf Kristersson, numa publicação na rede social X.
CB