Francisco enviou telegramas de «condolências» e concede a «bênção apostólica»
Cidade do Vaticano, 18 fev 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou dois telegramas onde manifestou solidariedade e oração, ao bispo de Petrópolis (Brasil), pelas vítimas do temporal desta semana, e ao arcebispo de Santiago de Compostella, pelo naufrágio de um pesqueiro espanhol no Canadá.
“Ao saber da triste notícia do naufrágio do pesqueiro Villa de Pitanxo, no dia 15 de fevereiro, próximo à costa do Canadá, em que várias pessoas perderam a vida, o Santo Padre expressa suas profundas condolências e sua solidariedade, nesses momentos de aflição”, lê-se no telegrama assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, D. Pietro Parolin.
O documento, enviado à Agência ECCLESIA pela Sala de Imprensa da Santa Sé, foi endereçado ao arcebispo de Santiago de Compostella, D. Julián Barrio Barrio.
D. Pietro Parolin acrescenta que o Papa “eleva a Deus” as suas orações pelo “descanso eterno das vítimas e também expressa proximidade às famílias”, encomendando “à misericórdia do Senhor e ao cuidado materno da mãe de Deus o povo atingido por este acidente”, e concede “a bênção apostólica, como garantia da constante ajuda do altíssimo e sinal esperança certa na ressurreição”.
Francisco também enviou um telegrama ao bispo de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro (Brasil), “ao tomar conhecimento, com profundo pesar, das trágicas consequências do deslizamento de terras nessa cidade”, consequência de um temporal esta terça-feira, também no dia 15 de fevereiro.
O Papa pede a D. Gregório Paixão Neto para transmitir às famílias das vítimas “as suas condolências e a sua participação na dor de todos os enlutados ou despojados de seus haveres”
O portal de notícia ‘Vatican News’ informa que na sequência das fortes chuvas morreram 120 pessoas e a Polícia Civil contabiliza 116 desaparecidas.
“Pedindo a Deus Pai de misericórdia eterno repouso para os falecidos, conforto para os sinistrados aos quais deseja pronto restabelecimento e serenidade e consolação da esperança cristã para todos os atingidos pela dolorosa provação, envia a quantos estão em sofrimento e a quantos procuram aliviá-lo propiciadora bênção apostólica”, acrescenta no telegrama o secretário de Estado do Vaticano, D. Pietro Parolin.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também divulgou uma mensagem de “profunda tristeza”, onde refere que a Igreja já se mobilizou “para ajudar” e incentiva que caminhem “todos juntos”.
“Essa consternação toca a nossa fé cristã, impelindo-nos a agir solidariamente. Unamo-nos, em comunhão, a dom Gregório Paixão e ao amado povo de Deus na Diocese de Petrópolis; Levemos amparo às famílias enlutadas e desabrigadas”, lê-se na mensagem da presidência da CNBB, divulgada esta quarta-feira.
CB