Leão XIV enviou também mensagem à comunidade judaica de Roma

Cidade do Vaticano, 2 set 2025 (Ecclesia) – O Papa manifestou hoje a sua solidariedade às irmãs Carmelitas Descalças da Terra Santa, ao receber em audiência uma delegação da ordem religiosa, no Vaticano.
“O que fazeis é importante, com a vossa presença vigilante e silenciosa em lugares infelizmente dilacerados pelo ódio e pela violência, com o vosso testemunho de confiante abandono em Deus, com a vossa constante invocação pela paz. Todos nós vos acompanhamos com a nossa oração e, também através de vós, nos aproximamos daqueles que sofrem”, disse, numa intervenção divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

Leão XIV falava durante a audiência conjunta que concedeu às Irmãs de Santa Catarina, Virgem e Mártir, as Missionárias Salesianas de Maria Imaculada, as Irmãs de São Paulo de Chartres e as Carmelitas Descalças da Terra Santa, que estão a promover, em Roma, as suas assembleias e capítulos gerais.
O discurso sublinhou o papel das fundadoras de congregações religiosas, “mulheres extraordinárias” que “se curvaram sobre as misérias morais e materiais dos ambientes mais abandonados da sociedade”.
Nelas, de facto, Deus encontrou não uma, mas muitas mulheres fortes e corajosas, que não hesitaram em correr riscos e enfrentar problemas para abraçar seus projetos e dizer sim ao seu chamamento. E não apenas isso: elas abriram caminho para muitas outras que, como vocês, seguindo a Cristo, pobre, casto e obediente, continuaram sua obra, às vezes até ao martírio.”
Esta manhã, o Papa recebeu em audiência privada o presidente da República da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, acompanhado pela sua esposa.
Em conferência de imprensa, o chefe de Estado germânico disse que o encontro serviu para “trocar opiniões, naturalmente sobre a situação global, sobre a guerra e a paz e sobre a situação das Igrejas cristãs”, com referências aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.
Ainda hoje, o Papa enviou uma mensagem ao rabino-chefe de Roma, Riccardo di Segni, a respeito das festas judaicas de Rosh Ha-Shanah, Yom Kippur e Sukkot.
“Que Deus, na sua infinita misericórdia, nos conceda o dom da paz e o desejo incansável de sempre a promover”, deseja Leão XIV, ao saudar a comunidade judaica da capital italiana.
OC
Vaticano: Papa apela ao fim da «vingança» e do «exílio forçado», em Gaza