«Peço que se façam, sempre, todos os possíveis para prevenir tais tragédias» – Francisco
Cidade do Vaticano, 18 jun 2023 (Ecclesia) – O Papa manifestou hoje “muita dor” perante o naufrágio que aconteceu esta quarta-feira, num barco de pesca com centenas de migrantes, que viajavam da Líbia para a Itália, na costa de Grécia.
“Com grande tristeza e muita dor, penso nas vítimas do gravíssimo naufrágio que aconteceu nos últimos dias, ao largo da costa da Grécia. Parece que o mar estava calmo…”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ângelus.
“Renovo a minha oração por quantos perderam a vida e peço que se façam, sempre, todos os possíveis para prevenir tais tragédias”, acrescentou.
Francisco, que cumpriu o primeiro compromisso público após a intervenção cirúrgica a que foi submetido, a 7 de junho, evocou a próxima celebração do Dia Mundial do Refugiado, a 20 de junho.
Na sexta-feira, após a alta médica, o Papa recorreu à sua conta no Twitter para manifestar “profunda dor pela morte dos migrantes, entre os quais muitas crianças, no naufrágio ocorrido no Mar Egeu”.
Segundo a Organização Internacional para Migração,da ONU, admite-se que a bordo do barco estivessem até 750 pessoas, muitas das quais continuam desaparecidas.
OC
Refugiados: «O grande desafio que Portugal enfrenta é trabalhar a integração» – Tito Campos e Matos