Francisco concedeu audiência privada a Ileana Argentin, que sofre de doença degenerativa
Cidade do Vaticano, 11 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa concedeu hoje uma audiência à deputada italiana Ileana Argentin, que sofre de amiotrofia espinhal, uma doença degenerativa, à qual manifestou o seu apoio na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e suas famílias.
A sala de imprensa da Santa Sé refere, em nota oficial, que Argentin é “reconhecida pelo seu empenho, a sua responsabilidade e a sua competência no campo da deficiência”, tanto na região de Roma como no Parlamento italiano.
A deputada tinha enviado uma carta a Francisco, pedindo para lhe “apresentar diversas problemáticas ligadas à deficiência” e o Papa respondeu convidando-a para um encontro pessoal, que decorreu esta manhã no Palácio Apostólico do Vaticano, durante cerca de meia hora.
“O tema principal foi o apoio particularmente necessário para os pais com pessoas gravemente deficientes, que vivem com grande preocupação o cenário do que poderá acontecer aos filhos após a sua morte, bem como a dificuldade de tomar conta dos seus irmãos e irmãs”, adianta a Santa Sé.
Foram ainda abordados temas como as barreiras arquitetónicas nos edifícios públicos e nas eclesiais.
“O Papa manifestou grande atenção e interesse por tudo quando lhe foi dito pela deputada Argentin e assegurou, com expressões de grande cordialidade, a sua participação e o seu encorajamento a todas as pessoas e iniciativas que se empenham na solução dos problemas ligados à deficiência, com um compromisso e consciência cada vez maio”, conclui a nota de imprensa.
OC