Primeira intenção para 2026 sublinha necessidade de «ir ao encontro dos outros»
Cidade do Vaticano, 07 jan 2026 (Ecclesia) – O Papa divulgou hoje a sua primeira intenção de oração para 2026, ligando a vida espiritual ao serviço dos “mais vulneráveis”, num vídeo divulgado através das redes sociais e canais multimédia.
“Que a nossa fé amadureça no encontro contigo através da tua Palavra, mobilizando-nos, a partir do coração, para ir ao encontro dos outros, servir os mais vulneráveis, perdoar, construir pontes e anunciar a vida”, reza Leão XIV.
A reflexão marca o início do projeto ‘Reza com o Papa’, apresentado no Vaticano, com a intenção de oração para o mês de janeiro, convidando os católicos a redescobrirem a Sagrada Escritura como “lugar privilegiado do encontro com Cristo”.
A mensagem de Leão XIV, com o tema ‘Pela oração com a Palavra de Deus’, o pontífice propõe que a Bíblia seja encarada como “luz para o discernimento, alimento nos momentos de cansaço, esperança na escuridão e fundamento de uma Igreja que se constrói sobre o Evangelho”.
O vídeo, divulgado através da Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP), pede a graça de “aprender a escutar diariamente as Escrituras, deixar-se interpelar por elas e permitir que orientem as decisões pessoais e comunitárias”.
Leão XIV sublinha ainda a dimensão missionária do texto sagrado, lembrando que a Palavra “faz de cada crente um discípulo que serve, perdoa, constrói pontes e anuncia a vida”.
As filmagens decorreram na igreja de São Pellegrino, no interior da Cidade do Vaticano, um templo cujas origens remontam ao ano 795, e mostram o Papa recolhido em oração.
Situada na antiga Via Francígena, a rota histórica dos peregrinos rumo a Roma, esta igreja serviu durante séculos de acolhimento espiritual a quem se dirigia ao túmulo de São Pedro.
“Hoje, a igreja continua a ser um espaço de silêncio e recolhimento para trabalhadores do Vaticano, peregrinos e visitantes, além de ser a capela do Corpo de Gendarmaria”, refere uma nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA.
Esta nova etapa marca o arranque das intenções para todo o ano de 2026, que se centrarão em desafios espirituais, sociais e humanitários.
O padre Cristóbal Fones, diretor internacional da RMOP, explicou que o objetivo é mobilizar a Igreja para uma “oração generosa e atenta”.
“As intenções do Papa para 2026 olham de frente para os desafios do nosso tempo: as feridas do mundo, a busca do ser humano e a esperança que a Igreja é chamada a guardar. Queremos que cada vídeo e cada áudio ajudem a unir-nos numa mesma oração, a questões que nos afetam – de forma direta ou indireta – a cada um de nós”, afirmou o responsável.
O projeto ‘Reza com o Papa’, desenvolvido em parceria com o Dicastério para a Comunicação, renova a missão tradicional do Apostolado da Oração com “linguagens e ferramentas próprias do momento atual”.
OC
