Leão XIV apela à oração e solidariedade com populações atingidas pelas cheias na Península Ibérica, Marrocos e sul da Itália

Cidade do Vaticano, 08 fev 2026 (Ecclesia) – O Papa lembrou hoje, no Vaticano, as vítimas das tempestades e inundações que atingiram Portugal nos últimos dias, apelando à oração e solidariedade com as populações.
“Asseguro a minha oração pelas populações de Portugal, Marrocos, Espanha, em particular de Grazalema, na Andaluzia, e do sul de Itália, especialmente de Niscemi, na Sicília, afetadas por inundações e deslizamentos de terra”, disse Leão XIV, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação do ângelus.
“Encorajo as comunidades a permanecerem unidas e solidárias com a proteção maternal da Virgem Maria”, acrescentou.
Perante milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, o Papa pediu que os católicos continuem também a “rezar pela paz”.
As estratégias de poder económico e militar, como nos ensina a história, não dão futuro à humanidade. O futuro está no respeito e na fraternidade entre os povos.”
14 pessoas morreram em Portugal desde a última semana, na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram muitas centenas de feridos, desalojados e elevados danos materiais, sobretudo nas regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo.
O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
OC
