Leão XIV manifesta solidariedade às populações afetadas e às autoridades dos países atingidos

Cidade do Vaticano, 29 out 2025 (Ecclesia) – O Papa manifestou hoje a sua solidariedade às populações afetadas pela passagem do Furacão Melissa e às autoridades dos países atingidos, evocando as vítimas mortais da catástrofe natural.
“Há milhares de desalojados e foram danificadas casas, infraestruturas e vários hospitais”, referiu Leão XIV, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.
No final da audiência pública semanal, o pontífice deixou um apelo, sublinhando que, “nestes dias, abateu-se sobre a Jamaica o furacão Melissa, tempestade com força catastrófica, que está a provocar violentas inundações”.
A tempestade causou pelo menos sete mortes nas Caraíbas, incluindo três na Jamaica, três no Haiti e uma na República Dominicana.
O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) prevê que o furacão Melissa atinja a costa sul de Cuba como um furacão de categoria 3 e de natureza “extremamente perigosa”.
“Asseguro a todos a minha proximidade, rezando por aqueles que perderam a vida, por aqueles que estão em fuga e por aquelas populações que, à espera do desenrolar da tempestade, estão a viver momentos de ansiedade e preocupação”, disse o Papa.
Encorajo as autoridades civis a fazerem tudo o que estiver ao seu alcance e agradeço às comunidades cristãs, juntamente com as organizações de voluntariado, pela ajuda que estão a prestar.”

Esta terça-feira, o primeiro-ministro jamaicano, Andrew Holness, declarou o país “zona de catástrofe” após a passagem do furacão Melissa, que segundo registos iniciais de danos afetou pelo menos quatro grandes hospitais.
OC
