Vaticano: Papa lembra vítimas de «dolorosa pobreza» provocada pela guerra

Francisco deixou mensagem de paz para o Líbano

Cidade do Vaticano, 19 nov 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco recordou hoje no Vaticano as vítimas da “dolorosa pobreza” provocada pelas guerras e os conflitos militares, apelando à paz, em particular no Médio Oriente.

“Renovo à comunidade internacional um apelo urgente para que desenvolva todos os esforços possíveis para favorecer a paz, especialmente no Médio Oriente”, disse, após a recitação do ângelus, desse a janela do apartamento pontifício.

Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, Francisco dirigiu-se diretamente à população libanesa, num momento de tensão política no país.

“Rezo pelo querido povo libanês e rezo pela estabilidade do país, para que possa continuar a ser uma mensagem de respeito e de convivência para a região e para todo o mundo”, referiu.

Antes de almoçar com 1500 pessoas no I Dia Mundial dos Pobres, na sala Paulo VI, o Papa elogiou as iniciativas de oração e de partilha que decorrem este domingo nas dioceses católicas.

“Desejo que os pobres estejam no centro das nossas comunidades e não apenas em momentos como este, mas sempre, porque eles estão no coração do Evangelho, neles encontramos Jesus que nos fala e interpela através dos seus sofrimentos e das suas necessidades”, apelou.

Francisco desafiou os católicos a questionar-se sobre a “imagem” que têm de Deus, não um patrão “severo e intolerante”, mas “um Pai pleno de amor, de ternura, de bondade”.

No encontro de oração, o Papa recordou a beatificação em Detroit (EUA), este sábado, do padre Francesco Solano, religioso capuchinho, que se distinguiu “por um incansável serviço aos pobres”.

“Que o seu testemunho ajude sacerdotes, religiosos e leigos a viver com alegria a ligação entre anúncio do Evangelho e amor aos pobres”, desejou.

OC

Partilhar:
Scroll to Top