Francisco evocou ainda pessoas atingidas pelas chuvadas e tornados nos EUA
Cidade do Vaticano, 30 dez 2015 (Ecclesia) – O Papa recordou hoje no Vaticano as cheias no Reino Unido e América do Sul, bem como as pessoas atingidas pelas chuvadas e tornados nos EUA, pedindo “solidariedade” e oração por elas.
“Convido a rezar pelas vítimas das calamidades que nestes dias atingiram os Estados Unidos da América, a Grã-Bretanha e a América do Sul, especialmente o Paraguai, causando infelizmente vítimas, muitos desalojados e danos elevados”, declarou, no final da audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.
Francisco rezou para que “o Senhor dê conforto a estas populações” e pediu que a “solidariedade fraterna as socorra nas suas necessidades”.
As cheias na América Latina são consideradas como as mais graves nos últimos 50 anos, atingindo muitas regiões do Uruguai, Argentina, Brasil e Paraguai, onde 150 mil pessoas já estão desalojadas.
O Paraguai, em particular, declarou o estado de emergência em oito regiões inundadas.
Francisco esteve neste país em julho e ali visitou hoje uma “favela” da região norte da capital do Paraguai, o Bañado Norte, onde tinha lembrado a “inclemência do tempo e as inundações” que atingem a região, de forma regular.
No último sábado, por outro lado, centenas de pessoas foram retiradas de casa no norte de Inglaterra devido a inundações provocadas por fortes chuvadas, que privaram milhares de lares de eletricidade.
As zonas mais atingidas foram as de York, Leeds e Manchester.
Já nos Estados Unidos da América, mais de 40 pessoas morreram nos últimos dias devido a fortes chuvadas e tornados que assolaram o sul e o centro do país.
OC