Vaticano: Papa Leão XIV recebeu príncipe Alberto II do Mónaco

Leão XIV foi convidado pelo monarca a visitar o principado

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 17 jan 2026 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV recebeu o príncipe Alberto II do Mónaco em audiência, na manhã deste sábado, 17 de janeiro, no Palácio Apostólico, seguindo-se encontro do monarca na Secretaria de Estado do Vaticano.

“Houve uma troca de opiniões sobre assuntos internacionais da atualidade, com particular destaque para a paz e a segurança, e para a situação geral no Médio Oriente e em certas regiões de África”, destaca o comunicado da sala de imprensa da Santa Sé sobre o encontro do príncipe do Mónaco com o secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais

Alberto II e D. Paul Richard Gallagher, na Secretaria de Estado do Vaticano, conversaram sobre temas de interesse comum, como “a proteção ambiental, a ajuda humanitária e a defesa e promoção da dignidade humana”

Nas “cordiais conversas”, entre o príncipe Alberto II do Mónaco e o secretário para as Relações com os Estados, foram “enfatizadas as boas relações bilaterais existentes”, e mencionado o “histórico e significativo contributo” da Igreja Católica para a vida social do Principado, informa a sala de imprensa.

O Palácio do Príncipe do Mónaco, numa publicação online, informa que Leão XIV e Alberto II debateram “assuntos internacionais da atualidade” e conversaram sobre “o respeito pela vida, pela família e pela dignidade humana”, e ainda sobre “a paz e a proteção ambiental”, demonstrando uma “convergência” de pontos de vista entre a Santa Sé e o Principado do Mónaco.

O príncipe Alberto II apresentou oficialmente ao Papa “um convite para visitar o Principado do Mónaco”, e, no final da audiência”, ofereceu uma edição das Confissões de Santo Agostinho, de Alfred de Vigny e por ele anotada, Leão XIV em retribuição, ofereceu um baixo-relevo representando Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, inspirado no ícone atribuído a São Lucas, lê-se na conta oficial do Palácio do Príncipe do Mónaco, nas redes sociais.

Nesta visita ao Vaticano, encontros e audiências, o ministro do Interior do Mónaco, Lionel Beffre, e o embaixador do Principado do Mónaco junto da Santa Sé, Philippe Orengo, acompanharam o Alberto II.

No pontificado anterior, o Papa Francisco recebeu no Vaticano os príncipes do Mónaco, Alberto II e Charlene, em audiência privada, no dia 18 de janeiro de 2016.

O príncipe Alberto II do Mónaco já tinha sido recebido em audiência no Vaticano por Bento XVI, a 12 de janeiro de 2013, acompanhado pela sua esposa Charlene, audiência que se repetiria em 2009, e o Papa alemão já tinha encontrado o príncipe Alberto em dezembro de 2005, pouco depois deste ter sido entronizado como novo soberano do seu país, após a morte de Rainier III.

CB

Notícia atualizada às 19h57

Partilhar:
Scroll to Top