Vaticano: Papa Leão XIV recebeu patriarca ecuménico de Constantinopla com o «desejo de visitar a Turquia» na agenda

«Vi com grande satisfação que podemos continuar no mesmo caminho pelo cristianismo, pela paz no mundo», afirmou Bartolomeu I

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 20 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV recebeu o patriarca ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu I, e manifestou o “desejo de visitar a Turquia”, durante o encontro privado, “cordial”, realizado esta segunda-feira, dia 18 de maio, no Vaticano.

“[Bartolomeu I] felicitou pessoalmente o novo Papa pela sua eleição e, na conversa, destacou, entre outras coisas, a importância de continuar a promover e aprofundar o diálogo teológico entre as duas Igrejas, ortodoxa e católica romana”, informa o Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, num comunicado citado, hoje, terça-feira, pelo portal de notícia do Vaticano, ‘Vatican News’.

Os dois responsáveis religiosos, o patriarca ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa) e o Papa Leão XIV, conversaram também sobre a “cooperação em questões de interesse social, como o restabelecimento e a manutenção da paz no mundo”, o apoio aos que sofrem e “a proteção do ambiente natural”.

Bartolomeu I destacou neste encontro com o novo pontífice a “comunicação fraterna e a cooperação que teve com o Papa Francisco”, com quem teve mais de dez encontros, a primeira viagem juntos à ilha de Lesbos, em abril de 2016, na companhia de Sua Beatitudine Ieronymo, arcebispo de Atenas e de toda a Grécia.

Leão XIV, segundo o Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, “também destacou a importância de promover o diálogo e a cooperação entre os cristãos”, e manifestou gratidão ao patriarca da Igreja Ortodoxa pela sua presença na Missa de início do pontificado, no domingo, dia 18 de maio, na Praça São Pedro, no Vaticano.

O Papa norte-americano “assegurou o seu vivo desejo de visitar a Turquia, ainda este ano, em data a ser definida, para comemorar junto com o Patriarca o 1700º aniversário da convocação do primeiro Concílio Ecuménico de Niceia”, acrescenta o comunicado.

Em 2024, o Papa Francisco tinha anunciado a intenção de assinalar os 1700 anos do primeiro concílio ecuménico da história, que aconteceu em Niceia, atual Turquia, com uma viagem ao país, a convite do patriarca Bartolomeu.

Foto: Vatican Media

O portal de notícia do Vaticano informa que neste primeiro encontro reservado, o Papa e o patriarca ecuménico de Constantinopla também trocaram presentes, Bartolomeu I ofereceu um ícone de Nossa Senhora Odigitria, pintada no Monte Athos, e livros da sua autoria, enquanto Leão XIV retribuiu com uma representação artística do Batismo.

“Vi com grande satisfação que podemos continuar no mesmo caminho das nossas Igrejas pelo cristianismo inteiro, pela paz no mundo”, disse o patriarca ecuménico, à TV2000, o canal da Conferência Episcopal Italiana, na tarde desta segunda-feira, no exterior da Basílica de Santa Maria Maior.

Bartolomeu I explicou que com o Papa Leão XIV não combinaram “uma data concreta” para a sua viagem a Niceia, “mas certamente este ano”, por exemplo, no mês de novembro quando celebram a festa de Santo André.

“Este é o nosso desejo, também o nosso augurio e será uma honra para nós receber Sua Santidade o Papa Leão, talvez na sua primeira viagem fora do Vaticano. Em Niceia, mas também uma visita oficial à Igreja de Constantinopla, ao Patriarcado Ecuménico”, acrescentou o responsável ortodoxo, ao canal da Conferência Episcopal Italiana, citado pelo portal ‘Vatican News’

O patriarca ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa) esteve na Basílica de Santa Maria Maior a rezar no túmulo do “querido amigo” Papa Francisco, com quem colaborou “pelo bem da Igreja e da humanidade”, deixou rosas “em sua memória”, e invocou “orações do céu por todos e pelo seu sucessor”.

CB/PR

Vaticano: Leão XIV assume intenção de reforçar «caráter sinodal da Igreja Católica», no caminho aberto por Francisco

Vaticano: Comissão Teológica Internacional publica documento sobre 1700 anos do Concílio Ecuménico de Niceia, primeiro da história

Partilhar:
Scroll to Top