Vaticano: Papa Leão XIV recebeu o prior da Comunidade Ecuménica Taizé

Comunidade monástica destaca que encontro «marca uma nova etapa nas relações de confiança e de diálogo» com a Igreja Católica

Foto: Agência ECCLESIA/PR

Taizé, França, 05 jul 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV recebeu em audiência privada o prior da Comunidade ecuménica de Taizé, na manhã desta sexta-feira, 4 de julho, no Vaticano.

“Esta audiência marca uma nova etapa nas relações de confiança e de diálogo entre a Igreja Católica e a Comunidade Ecuménica de Taizé, na continuidade das audiências anuais entre os priores anteriores e os sucessivos Papas ao longo das últimas décadas”, assinala a comunidade monástica, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O encontro privado, entre Leão XIV e o irmão Matthew, também divulgado no boletim da sala de imprensa da Santa Sé, foi a primeira audiência do Papa eleito no dia 8 de maio, ao responsável pela Comunidade ecuménica de Taizé, localizada no sul da França.

“Num clima fraterno, o encontro permitiu abordar os grandes desafios da unidade dos cristãos, o testemunho ecuménico promovido por Taizé há mais de setenta anos e o compromisso dos jovens em prol da paz e da justiça”, acrescenta o comunicado.

O irmão Matthew, prior da Comunidade Ecuménica de Taizé desde 2023, tomou posse no dia 2 de dezembro, entregou ao Papa Leão XIV um “pequeno livro” com mensagens escritas pelos jovens que se encontram em “estadia prolongada” na comunidade monástica, como voluntários em Taizé.

Os monges de Taizé realizam ao longo do ano vários encontros, na sua comunidade e em outras cidades e países, destaca-se, este verão, a presença no Jubileu dos Jovens dos Ano Santo 2025, em Roma, na Basílica de Santa Maria in Aracoeli (Piazza Venezia), de 30 de julho a 1 de agosto, e “uma grande oração com várias comunidades”, na igreja de Sant’Ignazio in Campo Marzio, também no dia 1 de agosto.

Durante o Jubileu dos Jovens, os irmãos vão animar tempos de oração com os cânticos de Taizé na Basílica de Santa Maria in Aracoeli, na Piazza Venezia: quarta-feira, 30, e quinta-feira, 31 de julho, às 11h00, 14h30, 16h00 e 17h30; e na sexta-feira, 1 de agosto, às 11h00 e 14h30. Além disso, será proposta uma grande oração com várias comunidades na sexta-feira, 1 de agosto, às 20h00, na igreja de Sant’Ignazio in Campo Marzio.

O tradicional Encontro Europeu de Jovens no final de cada ano, a 48.ª edição da peregrinação sobre a terra, vai realizar-se em Paris e na região da Île-de-France, de 28 de dezembro de 2025 a 1 de janeiro de 2026.

A comunidade de Taizé, a 360 quilómetros de Paris, congrega monges de várias Igrejas cristãs e de mais de 30 países, incluindo Portugal, foi fundada a 20 de agosto de 1940, por Roger Schutz, pastor protestante suíço, para começar a acolher perseguidos políticos, judeus e, mais tarde, prisioneiros alemães.

CB

 

Entrevista ao irmão Matthew, prior de Taizé: Os jovens, a sinodalidade e a esperança

Partilhar:
Scroll to Top