Vaticano: Papa celebrou Missa e visitou túmulos de Pio XII e Bento XVI, nas grutas do Vaticano (c/fotos e vídeo)

Leão XIV convidou a «saber escutar para não julgar, não fechar as portas»

Cidade do Vaticano, 11 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV celebrou hoje Missa nas grutas do Vaticano, onde rezou ainda junto dos túmulos de Pio XII e Bento XVI, ali sepultados.

“Esta manhã, o Santo Padre Leão XIV dirigiu-se às grutas do Vaticano para celebrar a Santa Missa no altar próximo ao túmulo de Pedro. Concelebrou com Sua Santidade o prior geral da Ordem de Santo Agostinho, padre Alejandro Moral Anton”, refere uma nota divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

Na homilia, divulgada pelo Vaticano, o Papa destacou o espírito universal do anúncio do Evangelho e a importância da escuta, “para entrar em diálogo”.

Leão XIV afirmou que é preciso “saber escutar para não julgar, não fechar as portas”, realçando que dessa atitude “nascerá maior clareza para compreender a direção para a qual o Senhor está a chamar”.

O Papa evocou a celebração do Dia da Mãe, afirmando que “uma das mais belas expressões do amor de Deus é o amor que se manifesta nas mães, sobretudo em relação aos seus filhos e netos”.

A intervenção abordou ainda o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, recordando que durante os recentes trabalhos dos cardeais, antes e depois da eleição pontifícia, se falou muito da questão, apelando ao compromisso de todos.

“Antes de tudo, dando bom exemplo na nossa vida, com alegria, vivendo a alegria do Evangelho, não desanimando os outros, mas procurando maneiras de encorajar os jovens a escutar a voz do Senhor, segui-la e servir na Igreja”, acrescentou.

No final da Missa, “o Papa permaneceu em oração junto aos túmulos dos seus predecessores e diante do nicho dos pálios”, sob o altar principal da Basílica de São Pedro.

Este sábado, Leão XIV tinha saído do Vaticano, pela primeira vez após a sua eleição, para uma visita surpresa ao Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Genazzano, cerca de 50 quilómetros a leste de Roma.

No regresso ao Vaticano, o Papa Leão passou pela Basílica de Santa Maria Maior, onde esteve em oração diante do túmulo de Francisco, no qual depositou uma rosa branca, e da imagem da Virgem, ‘Salus Populi Romani’.

Hoje, o novo pontífice volta a encontrar-se com os peregrinos, na Praça de São Pedro, para recitar o ‘Regina Coeli’ (oração que substitui o ângelus no tempo litúrgico da Páscoa) desde a varanda central da Basílica do Vaticano, ao meio-dia de Roma (11h00 em Lisboa).

O cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, foi eleito na última quinta-feira como Papa, após dois dias de Conclave, assumindo o nome de Leão XIV.

O primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e bispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho.

OC

Notícia atualizada às 18h51

Leão XIV: Papa fez primeira saída do Vaticano, para visitar Santuário mariano (c/fotos e vídeo))

Partilhar:
Scroll to Top