Vaticano: Papa lança religiosos e religiosas para fora do «ninho» ao encontro das fronteiras do mundo

Francisco gravou videomensagem para celebração de arranque do Ano da Vida Consagrada

Cidade do Vaticano, 29 nov 2014 (Ecclesia) – O Papa associou-se hoje ao início do Ano da Vida Consagrada, que decorreu na basílica romana da Santa Maria Maior, pedindo que os membros dos institutos religiosos e sociedades de vida apostólica saiam do seu “ninho”.

“Saí do vosso ninho para as periferias do homem e da mulher de hoje! Para isso, deixai-vos encontrar por Cristo, o encontro com Ele levar-vos-á ao encontro com os outros e rumo aos mais necessitados, os mais pobres”, disse Francisco, que se encontra na Turquia, numa videomensagem divulgada pelo Vaticano.

O Papa desafiou os consagrados e consagradas a ir ao encontro das periferias que “esperam a luz do Evangelho”, habitando “as fronteiras”.

“Isto vai exigir-vos vigilância para descobrir as novidades do Espírito; lucidez para reconhecer a complexidade das novas fronteiras; discernimento para identificar os limites e a forma adequada de proceder”, referiu.

A mensagem repetiu o apelo já deixado anteriormente pelo Papa que religiosos e religiosas “acordem” o mundo, através da “adesão pessoal” a Jesus Cristo e ao seu Evangelho, que se deve traduzir em gestos de “simplicidade e de coerência” para superar a “tentação de o transforma numa ideologia”.

“O Evangelho conservará jovem a vossa vida e missão, tornando-as atuais e atraentes: que o Evangelho seja o terreno sólido no qual se avança com coragem”, prosseguiu.

Francisco deixou uma palavra de gratidão pelo “dom precioso” da Vida Consagrada, que está presente Igreja Católica desde os primeiros séculos, esperando que esse agradecimento se estenda por toda a Igreja, valorizando os consagrados e consagradas “de forma conveniente”.

O primeiro Papa jesuíta da história da Igreja mostrou-se “intimamente unido” a todos os consagrados e consagradas no início deste ano que quis que lhes fosse dedicado, como “tempo forte” para celebrar com toda a Igreja o “dom” desta vocação e “reavivar” a sua “missão profética”.

O Ano da Vida Consagrada prolonga-se até a 2 de fevereiro de 2016, festa litúrgica da Apresentação de Jesus, dia tradicionalmente dedicado aos religiosos e religiosas de todo o mundo.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top