Vaticano: Papa lamentou «perda de vidas» em acidente ferroviário na Índia

Francisco assegura «proximidade espiritual» a todos os atingidos «por esta tragédia»

Foto Lusa

Cidade do Vaticano, 03 jun 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco lamentou hoje a “enorme perda de vidas humanas” num acidente ferroviário na Índia, esta sexta-feira à noite no Estado oriental de Odisha, que é considerado o pior acidente ferroviário em duas décadas no país asiático.

“O Santo Padre assegura a todos os atingidos por esta tragédia sua proximidade espiritual, confiando as almas dos mortos à amorosa misericórdia do Todo-Poderoso”, lê-se no telegrama assinado pelo secretário de Estado o Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Papa Francisco, que “ficou profundamente triste”, no telegrama enviado ao núncio apostólico na Índia, manifesta “sentidas condolências aos que choram pelas perdas” e “oferece orações pelos muitos feridos e pelos esforços do pessoal do Serviço de Emergência”, invocando sobre todos “dons divinos de coragem e consolação”.

O portal ‘Vatican News’ informa, segundo dados das autoridades indianas deste sábado, que morreram 288 pessoas, e 900 ficaram feridas na colisão de três comboios esta sexta-feira, às 19h20 locais (13h50 em Lisboa), no Estado oriental de Odisha, uma estação na localidade de Bahanaga, a 1.600 quilómetros a nordeste da capital Nova Deli.

A Índia tem a quarta maior rede ferroviária, depois dos Estados Unidos, Rússia e China, com cerca de 68 mil quilómetros, mais de 21 mil comboios e 7349 estações, transportando diariamente 23 milhões de passageiros.

CB

Partilhar:
Scroll to Top