Leão XIV lembrou que «serviu como pastor bondoso e zeloso» a arquidiocese da capital francesa, durante 12 anos

Cidade do Vaticano, 22 jul 2025 (Ecclesia) – O Papa leão XIV lamentou a morte do arcebispo emérito de Paris, o cardeal André Vingt-Trois, aos 82 anos de idade, e expressou “proximidade espiritual e comunhão na oração”.
“Rezo para que, depois de se ter dedicado ao ministério pastoral e de ter, em seus últimos dias, compartilhado a carne da cruz de Cristo, o Senhor ressuscitado o acolha doravante em sua casa de descanso, paz e luz”, escreveu Leão XIV, no telegrama divulgado esta terça-feira, 22 de julho, pela sala de imprensa da Santa Sé.
O Papa manifestou “proximidade espiritual e comunhão na oração”, no telegrama endereçado ao arcebispo de Paris, D. Laurent Ulrich, ao tomar conhecimento da morte, “chamado a Deus” do cardeal André Vingt-Trois.
“Imploro para ele a recompensa que o Divino Mestre prometeu aos fiéis administradores. Como sinal de conforto, concedo-lhe de todo o coração a minha bênção apostólica”, acrescentou.
O cardeal André Vingt-Trois faleceu aos 82 anos, na sexta-feira, dia 18 de julho; foi o responsável pela Arquidiocese de Paris, na capital francesa, de 2005 a 2017, e, durante este período, foi presidente da Conferência Episcopal Francesa, entre 2007 e 2013.
Leão XIV dirigiu-se também, em particular, “à família e aos amigos do falecido” do cardeal André Vingt-Trois, e aos cuidadores da Maison Marie-Thérèse, “que o assistiram durante a provação da sua doença”.
O telegrama de condolências lembra também o clero e os fiéis da Arquidiocese de Paris, a quem o agora arcebispo emérito “serviu como pastor bondoso e zeloso, durante 12 anos”.
“Foi muito mais do que nosso arcebispo, mas um pastor, um pai, um exemplo; para mim, um irmão no ministério episcopal e no serviço, e um amigo”, salientou o atual arcebispo de Paris, D. Laurent Ulrich, numa mensagem publicada no sítio online da CEF (Conferência Episcopal Francesa).
D. André Vingt-Trois foi criado cardeal pelo Papa Bento XVI, no consistório de 24 de novembro de 2007, com o título de cardeal presbítero de São Luís dos Franceses, na cúria romana foi membro da Congregação para os Bispos e da Congregação para as Igrejas Orientais, e presidente delegado durante os Sínodos sobre a Família, de 2014 e 2015.
O cardeal francês nasceu a 7 de novembro de 1942, em Paris, foi ordenado sacerdote em 1969, e tornou-se bispo auxiliar da diocese natal, em 1988; em 1999, foi nomeado arcebispo de Tour, durante seis anos; o Papa João Paulo II nomeou-o arcebispo de Paris, no dia 11 de fevereiro de 2005.
O funeral do arcebispo emérito vai realizar-se esta quarta-feira, dia 23 de julho, às 10h00 locais, na catderal de Paris; a diocese parisiense informa que a cerimónia será aberta ao público e transmitida pela KTO e pela Rádio Notre-Dame/RCF.
Hoje, terça-feira, 22 de julho, a partir das 13h00, o corpo de D. André Vingt-Trois vai estar em câmara ardente na basílica metropolitana, “para que os parisienses e outras pessoas que o desejem possam rezar junto do cardeal ou saudá-lo uma última vez”; entre as 13h00 e as 17h00, há um tempo de oração a cada hora; a partir das 17h30, oração de vésperas, do terço (18h00), e uma vigília (19h00).
CB