Vaticano: Papa lamenta morte do primeiro-ministro da Etiópia

Bento XVI lembrou «muitos anos» de liderança de Meles Zenawi

Cidade do Vaticano, 22 ago 2012 (Ecclesia) – Bento XVI enviou uma mensagem de condolências ao presidente e a “todo o povo” da Etiópia pela morte do primeiro-ministro do país, Meles Zenawi, que ocupava o cargo desde 1995.

O documento, revelado hoje pela sala de imprensa da Santa Sé, evoca os “muitos anos de liderança” de Zenawi, que faleceu esta terça-feira de madrugada, num hospital estrangeiro.

A Etiópia passou a ser governada interinamente por Hailemariam Desalegn, que tinha sido nomeado vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros em 2010.

A agência de notícias Fides, do Vaticano, cita fontes etíopes para falar num país em “choque” após esta morte, que se soma ao falecimento do Patriarca da Igreja Ortodoxa, Abuna Paulos, no último dia 16.

A morte de Meles Zenawi, apresentado como “um homem forte” que conseguiu relançar a economia da Etiopia, pode levar a conflitos.

“O risco do caos é real, até porque Zenawi não preparou a sua sucessão, fazendo crescer uma nova gerações de líderes”, indica a Fides.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR