Vaticano: Papa lamenta morte do cardeal Carlo Maria Martini e elogia a sua «intensa obra apostólica»

Mensagem ao arcebispo de Milão recorda que biblista viveu a doença «com ânimo sereno»

Cidade do Vaticano, 01 set 2012 (Ecclesia) – O Papa lamentou a morte do cardeal italiano Carlo Maria Martini, antigo arcebispo de Milão que morreu esta sexta-feira aos 85 anos, e elogiou a sua ação na arquidiocese e enquanto investigador da Bíblia e responsável universitário.

Em telegrama de condolências enviado esta sexta-feira ao atual arcebispo de Milão, cardeal Angelo Scola, Bento XVI sublinha que recebeu “com tristeza” a notícia da morte do prelado, “depois de prolongada doença, vivida com ânimo sereno e confiante abandono” à vontade de Deus.

“Desejo-lhe exprimir e a toda a comunidade diocesana, como também aos familiares do saudoso purpurado a minha profunda participação na sua dor, pensando com afeto neste querido irmão que serviu generosamente o Evangelho e Igreja”, escreveu o Papa na mensagem, divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O telegrama refere-se à “intensa obra apostólica” do religioso Jesuíta e destacou a sua atuação enquanto professor, biblista e reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana e do Pontifício Instituto Bíblico”, bem como “diligente e sábio” arcebispo de Milão.

A mensagem destaca também o “competente” serviço prestado pelo cardeal à Bíblia, “especialmente através da promoção da ‘Lectio Divina’”, método de estudo e oração dos textos bíblicos.

Bento XVI termina o telegrama salientando que eleva “fervorosas orações” a Deus, para que acolha o seu “fiel servidor e insigne pastor”, atingido pela doença de Parkinson.

A Arquidiocese de Milão revelou hoje que o cardeal Carlo Maria Martini vai ser sepultado esta segunda-feira, depois de uma missa na catedral local às 16h00 (15h00 em Lisboa).

O corpo do cardeal Martini vai ser acolhido pelas 12h00 de sábado na catedral milanesa pelo arcebispo da arquidiocese, entre outras personalidades eclesiásticas.

O ‘Duomo’ vai estar aberto na noite de sábado para uma vigília de oração e o corpo continuará na catedral para uma “última homenagem” dos fiéis até às 11h30 de segunda-feira, anunciou a arquidiocese.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top