Vaticano: Papa lamenta morte de imigrantes em naufrágio no Iémen

Dezenas de pessoas morreram, após terem partido da Etiópia

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 04 ago 2025 (Ecclesia) – O Papa lamentou hoje a morte de dezenas de imigrantes, num naufrágio ao largo do Iémen, este domingo.

Em telegrama endereçado ao núncio apostólico no Iémen e delegado apostólico na Península Arábica, D. Zakhia El-Kassis, LeãoXIV mostra-se “profundamente entristecido” pela “devastadora perda de vidas decorrente do naufrágio”.

“O Papa Leão XIV recomenda os muitos migrantes que morreram à misericórdia de Deus Todo-Poderoso”, refere a mensagem assinada, pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, que será encaminhada às autoridades competentes.

Leão XIV dirige-se ainda aos sobreviventes, equipas de emergência e todas as pessoas atingidas por essa tragédia”, invocando “a força, o conforto e a esperança divinas”.

Pelo menos 76 pessoas morreram e dezenas de outras, “cujo destino permanece desconhecido”, estão desaparecidas após um barco que transportava um grupo de migrantes ter naufragado no domingo, na costa sul do Iémen, refere a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A instituição contabilizou 157 pessoas a bordo da embarcação no momento do acidente, incluindo 32 sobreviventes que foram resgatados.

Em 2024, a OIM registou pelo menos 558 mortes ao longo da rota do Mar Vermelho, do Djibuti ao Iémen.

OC

Partilhar:
Scroll to Top