Francisco faz chegar mensagem de condolências a Vladimir Putin
Cidade do Vaticano, 20 dez 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco manifestou as suas condolências ao presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, após o assassinato, esta segunda-feira, do representante diplomático de Moscovo na Turquia.
“Sua Santidade o Papa Francisco ficou entristecido ao saber do violento ataque em Ancara, que resultou na morte do embaixador Andrei Karlov”, refere o telegrama enviado a Putin através do secretário de Estado do Vaticano.
O Papa recorda em particular os familiares do embaixador, ao meso tempo que manifesta “solidariedade espiritual” ao povo da Rússia.
O embaixador russo Andrei Karlov não resistiu aos ferimentos de bala depois de um homem ter disparado contra ele, quando estava a discursar em Ancara, no âmbito de uma exposição de fotografia.
Vladimir Putin considerou hoje o assassinato como “uma provocação” destinada a prejudicar a cooperação entre Moscovo e Ancara e os esforços para resolver o conflito na Síria.
Segundo testemunhas, o homem que disparou contra o embaixador russo gritou “Alepo” e “vingança”.
O secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Paul Gallagher, telefonou ao embaixador russo na Santa Sé para manifestar as suas condolências pelo homicídio do representante diplomático de Moscovo na Turquia.
OC