Cidade do Vaticano, 03 ago 2017 (Ecclesia) – O novo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, da Santa Sé, vai ter a partir de setembro um Conselho de Justiça, com ações orientadas para a luta contra corrupção, crime organizado e máfias.
O objetivo da instituição é criar uma rede a nível internacional, inspirada na intenção universal de oração do Papa Francisco para o mês de fevereiro de 2018, em memória do assassinato do Beato Giuseppe Puglisi: “Que aqueles que têm um poder material, político e espiritual não se deixem dominar pela corrupção”.
A Rádio Vaticano adianta que o organismo da Santa Sé quer “criar uma frente comum” contra as diversas formas de corrupção e instituições mafiosas, um objetivo que já foi assumido no documento final do debate sobre a corrupção realizado a 15 de junho.
A Igreja Católica, refere esse texto, “pode e deve colocar-se a serviço desta intenção com coragem, determinação, transparência, espírito de colaboração e criatividade”.
O Conselho “vai aprofundar o estudo sobre uma resposta global – através das conferências Episcopais e das Igrejas locais – sobre a excomunhão dos mafiosos e das organizações criminosas”.
“É necessário um movimento, um despertar de consciências. Esta é a nossa principal motivação, que sentimos como uma obrigação moral”, assinalaram os participantes.
A ação vai centrar-se nas áreas da educação, cultura e cidadania.
OC