«Um sinal visível da infinita misericórdia de Deus», realça Leão XIV
Cidade do Vaticano, 20 ago 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV incentivou a “uma atitude caridosa, compreensiva e paciente”, face os desafios atuais, os participantes do XVII Congresso Internacional de Teologia Moral, que tem lugar hoje e esta quinta-feira, em Bogotá (Colômbia).
“Que estes dias sejam uma ocasião adequada para refletir sobre os desafios, mudanças e conflitos atuais à luz da revelação divina, que encontra a sua realização em Jesus Cristo”, deseja o Papa, num telegrama assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, publicado esta quarta-feira, na sala de imprensa da Santa Sé.
O XVII Congresso Internacional de Teologia Moral, que está a decorrer em Bogotá, dias 20 a 21 de agosto, tem como tema o tema ‘A ética no século XXI: mudanças e conflitos na sociedade, no gênero, na IA e na ecologia integral’, e é organizado pela Fundación Universitaria San Alfonso, em colaboração com o Pontifício Instituto Academia Alfonsiana e a Fundación Déjame Nacer,
Leão XIV incentivou os participantes do congresso a seguirem o “exemplo sábio e sempre responsável dos santos”, como Santo Alfonso Maria de Ligório que soube encontrar “uma síntese equilibrada entre as exigências da lei de deus e os dinamismos da consciência e da liberdade do homem”.
“Ao mesmo tempo seguindo uma atitude carinhosa, compreensiva e paciente para com os seus irmãos e irmãs, tornando-se assim um sinal visível da infinita misericórdia de Deus”, acrescentou o Papa.
Na manhã desta quarta-feira, o Papa destacou a importância de perdoar para impedir que o mal atinja maiores dimensões – “perdoar não significa negar o mal, mas impedir que este gere mais mal. Não se trata de dizer que nada aconteceu, mas de fazer tudo o que é possível para garantir que o ressentimento não dite o futuro”, – na audiência pública semanal, na Sala Paulo VI, no Vaticano.
O telegrama de Leão XIV ao XVII Congresso Internacional de Teologia Moral, assinado pelo cardeal Pietro Parolin, foi dirigido ao reitor da Fundación Universitaria San Alfonso, padre Oscar Báez Pinto; o Papa invoca “a materna proteção da bem-aventurada Virgem Maria, e concede a bênção apostólica “a todos os presentes, aos seus familiares e outras pessoas queridas”.
CB