Vaticano: Papa homenageia falecido líder da Igreja ortodoxa copta no Egito

Episcopados católicos da Europa também enviaram mensagem conjunta de condolências

Cidade do Vaticano, 19 mar 2012 (Ecclesia) – Bento XVI enviou uma mensagem de condolências à Igreja ortodoxa copta no Egito pela morte do seu líder, Shenouda III, que faleceu este sábado aos 88 anos.

O Papa recorda o patriarca egípcio pelo seu empenho em favor da “unidade dos cristãos”.

“Posso afirmar o quanto toda a Igreja Católica partilha a dor que atinge os coptas ortodoxos e quando se recolhe em oração fervorosa”, indica Bento XVI.

Shenouda III, Papa de Alexandria e patriarca da Igreja Ortodoxa de São Marcos, autoridade máxima dos cristãos egípcios, ocupava o cargo há mais de 40 anos.

Bento XVI recorda a “visita memorável” deste responsável ao Vaticano, em 1973, quando assinou com o Papa Paulo VI uma declaração comum sobre a ‘fé na incarnação do Filho de Deus”, bem como o encontro com João Paulo II, no Cairo, em fevereiro de 2000.

A Conferência dos Episcopados Católicos da Europa (CCEE) também enviou uma mensagem de condolências, lembrando um “líder exemplar” e rezando pela comunidade cristã no Egito.

“Permanecendo fiéis ao seu [Shenouda III] ensinamento espiritual, queremos manter uma relação valiosa e amigável de solidariedade e fraternidade cristãs”, refere o texto, a que a Agência ECCLESIA teve acesso.

O corpo de Shenouda III foi revestido de vestes litúrgicas e colocado no trono patriarcal da Catedral de Abassiya, no Cairo, onde se reuniram milhares de pessoas.

O patriarca será enterrado num mosteiro de Wadi Natroune, noroeste do país.

Os coptas, que representam cerca de 10% da população egípcia, são atualmente a maior minoria cristã no Médio Oriente.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top