Vaticano: Papa visita o Iraque em março de 2021

Francisco retoma as viagens apostólicas para cumprir um desejo manifestado publicamente desde junho de 2019

Foto Vatican Media

Cidade do Vaticano, 07 dez 2020 (Ecclesia) – O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé disse hoje que o Papa Franciso vai visitar o Iraque entre os dias 5 e 8 de março de 2021.

Bagdad, Ur, Erbil, Mossul e Qaraqosh são os locais que que o Papa vai visitar nesta viagem apostólica.

Acolhendo o convite da República do Iraque e da Igreja Católcia local, o Papa Francisco realizará uma viagem apostólica àquele país entre os dias 5 e. 8 de março de 2021, visitante Bagdad, a planície de Ur, ligada à memória de Abraão, a cidade de Erbil, bem como Mosul e Qaraqosh na planície de Nínive”, afirmou Matteo Bruni.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé comunicou também que “a seu tempo será publicado o programa da viagem, que terá em conta a evolução da emergência sanitária mundial”.

No dia 10 de junho de 2019, o  Papa anunciou,  no Vaticano, a sua intenção de visitar o Iraque em 2020, falando perante representantes das comunidades católicas orientais.

Foto AIS

“Uma ideia insistente acompanha-me, pensando no Iraque, onde tenho o desejo de ir no próximo ano, para que possa seguir em frente, através da participação pacífica e partilhada na construção do bem comum de todos as componentes religiosas da sociedade, e não caia novamente em tensões que vêm dos conflitos intermináveis de potências regionais”, disse, na Sala do Consistório, perante os participantes na 92ª Assembleia Plenária da Reunião das Obras de Ajuda às Igrejas Orientais (Roaco).

A visita do Papa ao Iraque é um projeto antigo, que ainda não se concretizou devido a problemas de segurança, que afetam em particular a comunidade cristã, visada pela ação do autoproclamado Estado Islâmico.

Em fevereiro deste ano, o Papa saudou no Vaticano um grupo de peregrinos no Iraque, admitindo que tinha a intenção de visitar o país em 2020, viagem adiada por causa do atual cenário de violência.

“Estou muito próximo de vós. Sois um campo de batalha, sofreis uma guerra de um lado e do outro. Rezo por vós e pela paz no vosso país, para o qual estava programada uma visita minha, este ano”, disse o na audiência pública de quarta-feira, a última que decorreu na Praça São Pedro, por causa da pandemia Covid-19.

PR

Partilhar:
Scroll to Top