Mensagem deixa votos de colaboração «renovada» entre as duas religiões
Cidade do Vaticano, 15 mar 2013 (Ecclesia) – O novo Papa enviou uma carta ao rabino chefe da comunidade judaica de Roma onde expressa a vontade de contribuir para o “progresso” do diálogo inter-religioso posto em marcha desde o Concílio Vaticano II (1962-1965).
Francisco, eleito esta quarta-feira, deseja um “espírito de renovada colaboração, ao serviço de um mundo que possa estar cada vez mais em harmonia com a vontade do criador”.
Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, a mensagem transmitida a Riccardo Di Segni deixa a “saudação cordial” aos judeus radicados na capital italiana e “anuncia a data da inauguração solene do seu pontificado, a19 de março.
O rabino chefe já “felicitou” entretanto o novo Papa, avança a Rádio Vaticano, “fazendo votos que ele possa guiar com força e sabedoria a Igreja Católica” e destacando os “passos importantes” que têm sido dados, no relacionamento entre as duas religiões.
O Papa Francisco é proveniente da Argentina, país que conta com a segunda maior comunidade judaica do continente americano, depois dos Estados Unidos, e a sexta a nível mundial.
Um dos polos judaicos mais representativos está em Buenos Aires, onde até agora o sucessor de Bento XVI trabalhava como arcebispo.
JCP/OC