Encontro «inédito» entre o líder da Igreja Católica em exercício e o seu antecessor vai decorrer na residência de Joseph Ratzinger em Castel Gandolfo
Cidade do Vaticano, 23 mar 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco encontra-se hoje com o seu antecessor, Bento XVI, na residência onde Joseph Ratzinger está instalado, em Castel Gandolfo, nos arredores de Roma.
Segundo a Rádio Vaticano, Francisco vai seguir de helicóptero ao encontro do Papa emérito Bento XVI às 12h15 (menos uma hora em Lisboa) e a reunião privada no Palácio Apostólico vai decorrer durante a hora de almoço.
Aquele serviço informativo da Santa Sé realça que este vai ser “um evento inédito na história da Igreja”, pois é a primeira vez que um Papa em exercício tem uma audiência com o seu predecessor.
Trata-se também da “primeira vez” que os dois se vão encontrar, depois do Conclave eleitoral que elegeu a 13 de março o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como o novo Papa da Igreja Católica.
Francisco já tinha telefonado a Bento XVI, logo a seguir à sua eleição e também no dia de São José, celebrado a 19 de março, data que marcou também o início oficial do seu pontificado.
Por diversas vezes, durantes as suas aparições em público nos últimos dias, o Papa argentino referiu-se ao Papa emérito de forma afetuosa e pediu a oração dos fiéis “para que o Senhor o abençoe e a Virgem Maria o proteja”.
Bento XVI, que vai fazer 86 anos no dia 16 de abril, renunciou ao seu pontificado no dia 11 de fevereiro e instalou-se em Castel Gandolfo no final desse mês, para um período de repouso antes de se recolher definitivamente num antigo mosteiro de clausura, situado no Vaticano.
Quando se despediu dos fiéis, na Praça de São Pedro, Joseph Ratzinger disse que iria “continuar a acompanhar o caminho da Igreja, na oração e na reflexão” ressalvando no entanto que não teria qualquer função no Governo da Igreja Católica.
A última renúncia de um Papa tinha acontecido há quase 600 anos, com a abdicação de Gregório XII, em 1415.
RV/JCP