“Centro Social Padre David de Oliveira Martins”, a celebrar 60 anos, levou crianças, jovens, dirigentes e técnicos até Roma
Cidade do Vaticano, 28 set 2019 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu nesta manhã de sábado cerca de meia centena de pessoas ligadas ao Centro Social Padre David de Oliveira Martins e pediu aos jovens que “o passado não determine a vida”.
“Quero assegurar a todos e cada um a minha afetuosa solidariedade. Nunca deixeis que o passado vos determine a vida. Olhai sempre para diante. Trabalhai e lutai para conseguir as coisas que vós quereis”, disse Francisco perante crianças, jovens, dirigentes e técnicos desta Instituição de Solidariedade Social da arquidiocese de Braga.
O Papa ficou a conhecer o centro social pelas palavras do arcebispo, D. Jorge Ortiga, que acompanhou a comitiva, e agradeceu “a bela dádiva de Deus, desta maravilha que é o Centro Social de Ruílhe”.
“E que jamais algum de vós se sinta sozinho; na verdade, compete a todo o homem, criado à imagem de Cristo, fazer-se próximo do seu vizinho. Deus vos conceda ser uns para os outros portadores da sua misericórdia, ternura e amor”, referiu o Papa.
Francisco pediu ainda para que levassem um “abraço para os assistidos e os assistentes da Instituição nas suas diversas valências ao serviço da infância, da juventude, dos pobres e dos idosos”.
“O sentido profundo da vossa história até ao dia de hoje, mas é sobretudo a chave para enfrentar o futuro. Sede sempre de Cristo na oração, no cuidado dos seus irmãos mais pequeninos. Não tenhais medo de participar na revolução a que Ele vos chama: a revolução da ternura”, pediu.
Este encontro com o Papa integra-se nas comemorações dos 60 anos de existência da Instituição e a iniciativa partiu do seu presidente, padre Manuel Azevedo da Costa.
SN