Vaticano: Papa Francisco recebeu Mahmoud Abbas

«Acordo global» entre Santa Sé e Palestina, situação do Médio Oriente e combate ao terrorismo foram assuntos abordados no encontro

Cidade do Vaticano, 16 mai 2015 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, presente no Vaticano para acompanhar a conclusão do trabalho da comissão bilateral relativo às negociações do «acordo global» com a Igreja Católica.

Segundo nota da sala de imprensa da Santa Sé, foi manifestado no encontro “a grande satisfação pelo consenso alcançado sobre o texto do acordo entre Santa Sé e Estado da Palestina sobre aspectos essenciais da vida e da atividade da Igreja católica na Palestina”, texto que será assinado em um “futuro próximo”.

Este documento segue-se ao ‘acordo básico’ assinado entre as duas partes a 15 de fevereiro de 2000.

Francisco e Abbas manifestaram a vontade de que “as negociações" israelo-palestinas possam ser retomadas na procura de uma solução justa e duradoura para o conflito” e foi afirmado o desejo de que, com a ajuda da comunidade internacional, israelistas e palestinos possam “com corajosa determinação” tomar decisões que promovam a paz.

O Papa e o presidente da Palestina abordaram ainda o conflito no Médio Oriente e reafirmaram a importância do combate ao terrorismo e a necessidade do diálogo interreligioso.

Mahmoud Abbas vai participar neste domingo, na Praça São Pedro, na cerimónia de canonização de duas religiosas palestinas.

Maria Alfonsina Ghattas, fundadora das Irmãs do Rosário, e Maria de Jesus Crucificado Baourdy, fundadora do Carmelo de Belém, vão ser proclamadas como santas pelo Papa Francisco durante a Missa a que vai presidir a partir das 10h00 (menos uma em Lisboa).

LS/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top