«Que do seu país se propague uma mensagem de paz para a Europa ferida pela guerra», desejou o Papa
Cidade do Vaticano, 25 ago 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco conversou hoje sobre a guerra na Ucrânia e a perseguição contra os cristãos com a presidente da República da Hungria, no Vaticano.
A Sala de Imprensa da Santa Sé, dos temas tratados nesta audiência, destaca que o Papa e Katalin Éva Novák conversaram sobre a crise humanitária decorrente da guerra na Ucrânia e perseguição contra os cristãos.
O Papa ofereceu à presidente da Hungria a Mensagem para o Dia Mundial da Paz deste ano, documentos do seu pontificado, o livro sobre a ‘Statio Orbis’, de 27 de março de 2020, na Praça de São Pedro, e a escultura em bronze ‘Sede Mensageiros da Paz’, e recebeu de Katalin Éva Novák, por exemplo, vinho de Missa e objetos sagrados, um Ícone da Transcarpática, região ucraniana com minoria húngara, e um álbum de fotografias da sua viagem do Santo à Hungria, em abril.
“Agradeço à presidente Katalin Novak por este volume que comemora a minha visita à Hungria. Que de seu país se propague uma mensagem de paz para a Europa ferida pela guerra. Com a minha bênção, renovo os meus votos de unidade e de fraternidade. Fraternalmente, Francisco”, escreveu o Papa, num segundo exemplar do álbum de fotografias, que vai regressar à Hungria.
Depois da audiência com o Papa, a presidente da República da Hungria, desde 10 de maio de 2022, reuniu com o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Paronin, e com o subsecretário para as Relações com os Estados, monsenhor Mirosław Wachowski.
No encontro na Secretaria de Estado foram tratados alguns temas de interesse comum, como a família e os valores cristãos, após as referências à Viagem Apostólica do Papa a Budapeste, realizada de 28 a 30 de abril de 2023.
A guerra na Ucrânia, com “especial atenção” à situação humanitária, e os esforços para pôr fim ao conflito também esteve em foco, bem como o tema da liberdade religiosa e a situação dos cristãos perseguidos no mundo, informa a Santa Sé.
CB