“Não é possível ser bom cristão apenas das 11h00 às 12h00 de domingo”, disse na homilia da missa de hoje
Cidade do Vaticano, 06 jul (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje que há na Igreja estruturas “antigas”, “ultrapassadas” que é necessário “renovar”.
Na homilia da missa desta manhã, na capela de Santa Marta, o Papa referiu que a renovação tem de acontecer também na vida cristã, a partir do “diálogo com as culturas”, possibilitando que o Evangelho seja uma “novidade” para cada tempo.
“Na vida cristã e também na vida da Igreja existem estruturas antigas, estruturas ultrapassadas. É necessário renová-las! E a Igreja sempre esteve atenta a isso”, disse o Papa.
Recordando que “desde o primeiro momento” a Igreja sempre se “deixou renovar”, Francisco desafiou a “não ter medo” da “novidade do Evangelho”, nem da “renovação das estruturas”.
O Papa recordou que não se pode ser bom cristão apenas aos domingos “das 11h00 ao meio-dia”, indo à missa como se se tratasse de fazer uma “coleção”.
“A vida cristã não é uma colagem de coisas. É uma totalidade harmoniosa, feita pelo Espírito Santo que renova tudo: renova o nosso coração, a nossa vida e faz-nos viver num estilo diferente, num estilo que envolve toda a existência”, referiu.
O Papa disse que “não se pode ser cristão pela metade, a tempo parcial” porque “a tempo parcial não funciona!”.
O Papa Francisco presidiu hoje à última missa aberta à participação de outras pessoas na capela de Santa Marta, suspensas a partir do dia 8, apesar residir durante o verão nesta casa, como indica o calendário papal para os meses de julho e agosto.
PR