Telegrama de felicitações por ocasião do aniversário evoca «momento difícil» provocado pela demissão do primeiro-ministro Mário Draghi
Cidade do Vaticano, 23 jul 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco felicitou hoje o presidente da República de Itália, Sérgio Mattarella, por ocasião do seu 81º aniversário.
“Neste momento particular, marcado por não poucas dificuldades e escolhas cruciais para a vida do país, continua a oferecer uma contribuição fundamental e indispensável, com autoridade gentil e dedicação exemplar”, escreveu, conforme indica a Sala de Imprensa da Santa Sé.
O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi demitiu-se esta semana alegando falta de apoio para continuar em funções num governo de coligação, o que obrigou à convocação de eleições antecipadas para o dia 25 de setembro.
O Papa Francisco quis, na mensagem, agradecer pelo “elevado serviço que presta em favor do amado povo italiano”.
“Na feliz ocasião do vosso aniversário desejo partilhar convosco os meus votos cordiais, assegurando-vos a minha lembrança orante da vossa pessoa. Junto-me de bom grado àqueles que partilham a alegria de hoje, formulando os meus melhores votos para o vosso aniversário e, enquanto renovo a minha estima pessoal por vós, envio a minha bênção apostólica, que estendo aos vossos familiares, colaboradores e a toda a nação, pedindo-vos que rezem por mim”.
No início do ano, o Papa escreveu ao Presidente da república, por ocasião da sua reeleição, onde evocou o seu compromisso para manter o país unido e comunicar serenidade no meio da pandemia.
Também por ocasião do aniversário de eleição do Papa Francisco, Sérgio Mattarella agradeceu a “preocupação constante” de “nunca perder o caminho da fraternidade” e compartilhava o compromisso comum contra a guerra e pelo diálogo.
LS